Recentemente foi anunciada essa ferramenta de integração entre o ActivityPub, usado pelo mastodon, e o ATProtocol, usado pelo bluesky. Acontece que segundo o criador da ponte, ela funciona em esquema opt-out: quem não quiser fazer a integração precisa ativamente se manifestar.

O que acham que devemos fazer? tomamos alguma medida a nível de instância? limitar, suspender?

• felipesilesA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

Eu não tenho muito conhecimento técnico sobre o assunto, mas a minha opinião tende a ser parecida com o Threads/Meta usando o protocolo Activity Pub: no âmbito coletivo, de instância, silenciar para evitar que nossa linha do tempo seja flodada e deixar a decisão de bloquear ou não na mão dos indivíduos. Mas enfim… precisamos ver como essa integração vai funcionar, de um jeito ou de outro vamos ter que aguardar.

• felipesilesA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      edit-2
      1 year ago

Aí com relação à privacidade dos dados, o Mastodon já possui opções de privacidade, como mostrar ou não o perfil em motores de busca, mostrar o perfil ou não nas descobertas do app, etc. O que a gente precisa ver é se essas opções do Mastodon serão respeitadas na integração com outras plataformas, acho que esse é o lance.

• Arles
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

Parece que mudaram a abordagem para opt-in. Eu vejo com ressalvas a iniciativa por achar um tanto voluntarista. No entanto, temo que precisamos nos debruçar sobre a questão dos dados no Fediverso. Da forma que estão, me parece muito amplo o espectro de dados para além dos necessários ao funcionamento dos protocolos. Posso estar falando besteira, pois não conheço o protocolo a fundo, mas me preocupa que não tenhamos mais ferramentas de fácil acesso para controle dos dados. Temos as opções de tornar a conta não-pública e não rastreável por mecanismos de busca, mas para mim essas opções que deveriam ser opt-out e, se entendo bem, não são agora. Acho a discussão muito importante, pois federar é um dos objetivos, mas controle de nossos dados e privacidade também deveriam ser.