“Pix das mensagens”, ou um plano para destronar o WhatsApp no Brasil
RCS é o “SMS 2.0”, um sistema de mensagens com recursos avançados/modernos e atrelado às operadoras em vez da propriedade de uma empresa.
Fonte: Manual do Usuário
Gente, vocês já conheciam o protocolo #RCS? É um meio de trocar mensagens entre operadoras sem cobrança por mensagem. Tem todos os recursos que os mensageiros modernos têm: áudio, foto, adesivo etc.
Troquei algumas mensagens com a @pirambaby@mastodon.social em modo avião, só com internet, e deu muito certo! A única falta que senti foi de não ter como citar mensagens.
Para ter acesso ao RCS basta abrir o seu aplicativo de “Mensagens” do seu celular. Não precisa de cadastro nem de nada, só de um chip no telefone. Androids funcionam tranquilamente. iPhones terão alguma limitação.
A única coisa que não me cheira nada bem é que há a tutela da Google para o envio da mensagem já que o Android envia por um Google Messages. Só que por ser um protocolo, provavelmente há aplicativos alternativos.
Já experimentaram? Me contem o que acham e se conhecem aplicativos outros que sejam mais confiáveis!
Precisamos muito superar essa dominância do whatsapp aqui no nosso país. Sem whatsapp vc tem problemas até pra conseguir emprego, pq o RH vai te chamar por lá pra entrevista. Ou então pra pedir uma pizza é ifood (outro lixo de app) ou whatsapp. Sobre opções de app, uso o fossify messages. Aparentemente ele não suporta o rcs ainda, apenas sms e mms, mas o mms pra muita coisa já resolve, e fossify messages é software livre, sem google ou essas paradas.
legal, mas sms (e o rcs por extensão) tem um problema sério de spam que deixa ele quase inutilizável
provavelmente há aplicativos alternativos.
Até onde sei, não há, porque depende do suporte da operadora (até pouco tempo, nenhuma no brasil suportava, não sei se mudou), ou do servidor da google.
@arlon @batepapo @pirambaby primeira vez que estou sabendo disso, só não entendi como enviar
@rnpereira @arlon @batepapo entendi, massa