Tópico altamente espinhoso, mas, na minha percepção, chegamos ao ponto de não-retorno.

Há mais de um ano acompanho as idas e vindas da administração da Ursal, centralizada na figura da Ursalzona. A instância tem outros moderadores e administradores, mas com certeza é ela quem recebe a maior parte da atenção e a organização interna é voltada para que assim o seja.

Em dezembro de 2022, após diversos conflitos entre ursal.zone e instâncias brasileiras, três instâncias anunciaram bloqueio da federação com a ursal: Bantu, Colorid.es e Mastodonte. Os motivos variam, mas as acusações são igualmente graves: racismo, transfobia, ataques gratuitos da administração para com as outras administrações, etc. Esse comportamento não foi isolado e se repete nos dois anos que separam essas publicações do presente, cada vez mais afastando usuários e instâncias da Ursal.

Depois desse acontecimento, a Ursalzona insiste no assunto, assediando remotamente essas instâncias menores e envolvendo até figuras grandes do Fediverso gringo na expectativa de removerem esses bloqueios para que sua federação seja “limpa”. Há dois anos ela repete o mesmo assunto, quando todas as instâncias anteriores já superaram e estão vivendo suas vidas tranquilamente. O assunto é tão cansativo que ela chegou a acusar um dos administradores dessas três instâncias de ser um white misogynist guy, uma tentativa clara de sinalizar virtude em uma conversa com estrangeiros, quando ela mesma é uma mulher branca.

Mais uma vez, ela insistiu nesse assunto essa semana. A Ursal foi aceita no Covenant do Mastodon e passará a ser mostrada na página oficial de instâncias do software. No anúncio para seus seguidores, aproveitou para alfinetar as instâncias menores, mostrando em suas palavras que desrespeita a vontade própria de comunidades menores e tem interesse em manter uma instância grande e cada vez mais centralizadora.

Aproveitou, ainda, para anunciar que está em contato com o IFTAS, que julga ser “a moderação oficial do Fediverso”. Para mim, todo esse conjunto de evidências mostra que a ursal.zone está em desacordo com o ideal de Federação, é uma ameaça para comunidades menores do Fediverso brasileiro e está despreparada para se juntar a nós na busca por uma web descentralizada e que respeite as minorias e seus espaços seguros.

Por essa razão, estou propondo um bloqueio total da Ursal.zone, sabendo que é um assunto delicado e controverso, mas reitero minha posição com tranquilidade e peço que pensem a respeito.

  • @felipesilesA
    link
    fedilink
    Português
    3
    edit-2
    5 days ago

    Um elefante branco que eu gostaria de tirar da sala também, antes que alguém me acuse de conflito de interesses nas minhas opiniões. Eu venho utilizando o Fediverso para divulgar minha produção intelectual, principalmente os textos, e tenho tido resultados bem interessantes, até melhores do que quando usava as redes comerciais pra isso, tanto em termos quantitativos como qualitativos (ainda quero escrever sobre isso inclusive). Não estou no Fediverso só para divulgar meu trampo, estou aqui pela militância, pela construção coletiva, mas a divulgação tem sido parte importante da minha experiência neste espaço (bom lembrar que não tenho Instagram, e venho concentrando boa parte da minha divulgação intelectual no Fediverso). Na medida que vamos nos isolando, essa minha divulgação também perde força e o espaço vai deixando de cumprir algo que tem me ajudado muito. Lendo as opiniões, e pensando nessa questão que acabo de colocar, estou inclinado cada vez mais a bloquear os indivíduos que incomodam, e seguir com a federação. Enfim, espero que entendam que a divulgação não é a prioridade na minha participação aqui, mas tem-me sido útil.

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      35 days ago

      Acho bom deixar isso claro. Obrigada por avisar.