Descobri através de uma postagem do Elmo Neto no Mastodon, um pacto anti-Meta assinado por diversos administradores de instâncias do fediverso. Bora assinar?

• MarteA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    2
    ·
    1 year ago

Eu gosto da ideia, mas só podemos assinar se bloquearmos as redes da Meta no Fediverso. Por enquanto, estamos apenas silenciando, que foi o decidido pela comunidade. Mas acho que dados acontecimentos mais recentes, podemos revisitar essa decisão.

• DaltuxA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      2
      ·
      1 year ago

Concordo com @marte@forum.ayom.media, apontando para a conscientização de “ayomers” (mas como?) e, a seguir, podermos colocar novamente em pauta para deliberação.

Aliás, o que já comento em outros grupos também respinga em outro tema que tivemos recentemente: ainda que a pessoa retire o consentimento, achar que fica tudo certo acreditando estar garantida pela lei brasileira é uma ingenuidade. Como acreditar até em suposto cumprimento da determinação da autoridade nacional se os dados são processados sabe-se lá onde, por quem, para quem e como, enquanto o software envolvido é privativo de liberdade, segredo industrial por definição?

• MarteA
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        2
        ·
        1 year ago

Alguém sugere como levantar esse assunto novamente? Eu acho que podemos ainda essa semana avisar as pessoas via Mastodon (que é, invariavelmente, o software mais impactado com a federação via Meta) para a discussão que estamos revivendo.

• DaltuxA
          link
          fedilink
          Português
          arrow-up
          2
          ·
          1 year ago

💭 Jogando uma possibilidade sem pensar tanto ainda se é viável:

• Redigir um manifesto sucinto ou um resumo do problema mesmo, aqui ou num “pad” redigido coletivamente, de forma a ser compreendido rapidamente
          • compartilhar geral com a comunidade, aqui, no Mastodon e onde mais for
          • possibilitar discussão no Lemmy
          • MarteA
            link
            fedilink
            Português
            arrow-up
            2
            ·
            1 year ago

Gosto da ideia. Posso ajudar nesse manifesto sucinto. Alguém mais se disponibiliza?