Estou pensando em começar a adotar essa prática, até pesquisei alguns sites e repositórios de preprints. Queria ouvir depoimentos sobre o assunto.

  • @felipesilesOPMA
    link
    fedilink
    Português
    1
    edit-2
    7 days ago

    Pois é, eu estou pensando em publicar por dois motivos. O primeiro é que sempre quando eu comento de algum artigo que eu submeti ou estou pra submeter sempre tem algum amigo interessado em ler, então acho que seria uma forma legal de passar pros amigos antes dele ser publicado. E outro motivo, é que às vezes tem parecerista que é muito chato, e muitas vezes você precisa mudar muito o original, e tem casos que eu gosto do texto original, e queria que ele tivesse publicado em algum lugar, mesmo que com menor valor científico. Me cadastrei aqui nesse site e vou publicar uns 3 preprints nos próximos dias, depois eu mando o link maroto aqui. https://www.preprints.org EDIT: descobri que tem um servidor da Scielo, que dá pra usar em português: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo).

      • @veredaA
        link
        fedilink
        Português
        120 hours ago

        eu preciso ver com calma esse link que você mandou. Não faço ideia do que seja preprint

        • @felipesilesOPMA
          link
          fedilink
          Português
          1
          edit-2
          8 hours ago

          O preprint é uma publicação em um servidor de um artigo científico que foi submetido e ainda não foi aprovado. Ele tem como objetivo meramente a divulgação mesmo, porque muitas vezes um artigo demora muito tempo para ser publicado. Muitos pesquisadores publicam em servidores de preprint para mostrar o artigo ainda não publicado para outros cientistas e obter feedback, e também, no caso do artigo ser reprovado, facilitar o envio do mesmo para outra revista acadêmica ou congresso. Eu pesquisei diversos repositórios de preprint, mas tive dificuldades em achar algum de código aberto, tive dificuldades em achar até repositórios brasileiros. Eu acho que seria uma utilidade pública muito grande, eu poderia publicar os meus preprints e divulgar para outros amigos acadêmicos, para que também publiquem na ayom.