Bom dia, boa tarde e boa noite, tudo certo gente?

Então, basicamente é isso aí que está no título mesmo. Por conta de algumas questões de ansiedade eu acabei por excluir todas as minhas redes sociais, redes estas que eu tinha até um volume alto de postagens.

Eu não sei o que deu na minha cabecinha que eu simplesmente excluí uma conta que tinha no mastodon.social pra ir pro X. No final das contas, só fiquei com saudades mesmo do pessoal do mastodon e a minha ansiedade aumentou mais. Hoje em dia eu quero voltar pro mundo federado mas tenho receio do povo achar que eu sou um “sem opinião”, sei lá.

Não que a opinião dos outros valha alguma coisa, é que é muito ruim ficar pensando nessa possibilidade. Então, vocês acham que eu deveria voltar pro fediverso, pro Mastodon e tals…? Se sim, quais instâncias brasileiras (hospedadas no Brasil) vocês recomendam?

• tarsisurdi@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    2 months ago

Vale a pena pra caramba! O senso de comunidade que existe aqui é algo que eu jamais encontrei em nenhuma rede comercial, por mais que não sejam pessoas que conheço no cotidiano, é extremamente interessante de acompanhar a variadas pautas que surgem nas timelines de forma orgânica.

• zeca@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    edit-2
    2 months ago

Acho que depende do que realmente fez voce sair da primeira vez.

Algumas vezes me afastei de alguma coisa por ter notado que tinha virado um vicio ou estava me fazendk mal de algum jeito. E depois de um tempo acabo voltando só pra reaprender na pele que aquilo me fazia mal kkkk

Por exemplo, algo me atrai em usar um smartwatch, entao cheguei a arrumar um razoavelmebte bom e barato (época que tava surgindo aquele amazfit bip). Mas fui notando que ele me distraia muito e me deixava ansioso, entao botei na gaveta. Passava uns meses, encontrava ele ali na gaveta bonitinho e tinha vontade de usar de novo, só pra me arrepender uma semana depois. Vendi. Uns anos depois quis comprar outro, mais moderno pq parecia maneiro e tinha umas funcoes novas de monitorar batimentos cardiacos, oxigenacao do sangue e tal (sou muito mais sucetivel a propaganda do que eu gostaria de admitir). Usei um pouco, passou o encanto da novidade e entrou a velha ansiedade, junto com a bateria de celular descarregar mais rapido por ficar usando bluetooth, o fato dele aumentar minha chance de ser assaltado, etc Enfim, passei pra outra pessoa usar

Redes sociais pra mim tem uma coisa parecida. Começo a usar, me vicio, fico no vicio por um tempao ate desregular demais a minha vida e minha capacidade de funcionar como adulto e apago o app do telefone e nao uso mais aquela rede especifica. As redes do fediverso me viciam tambem, mas pela forma como o conteudo é organizado ele nao vem ate voce, voce tem que ir mais atras, entao acabo nao ficando tao preso lá por mt tempo (como as coisas mais saudaveis devem ser). E é curioso que apesar das redes grandes, tipo instagram e twitter, terem muito mais usuarios, eu costumo receber mais respostas e ter discussoes mais legais em redes do fediverso como o mastodon ou lemmy.

• corpoVirtual@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    2 months ago

Poxa! Se você tem amigos aqui e está com saudade deles acho que vale a pena sim! Esse medo de ser julgado é muito ruim, eu sei, como a pessoa ansiosa que sou sinto isso tbm e tinha até me afastado um pouco daqui por conta disso tbm, não tenho costume de compartilhar tanto assim e as vezes dá um desespero kkkk.

Acho que o problema das redes sociais como um todo é a cultura que se criou de julgar as pessoas e fazer comentários passivo-agressivos ou então agressivo-agressivos mesmo kkkkk. Acho que um jeito de fugir disso é saber sua galera, criar uma rede de pessoas que não operam nessa dinâmica e o fediverso ajuda muito nisso já que ele lhe da mais controle sobre oque você consome.

• P4ulin_Kbana@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    edit-2
    2 months ago

Minha opinião genuinamente honesta é: Não. A menos que você tenha alguma relação com programação, tenha mais de 30 anos, tenha a pele clara e esteja preparado para lidar com uma tonelada de posts sobre política e filtrar todos. Aliás, quais eram as suas redes sociais?

• andrelop@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    10 days ago

Tudo certo 👍

Se te fez mal e você saiu, isso significa que você sabe identificar algo que te faz mal e se afastar disso. Podemos assumir que você provavelmente vai conseguir sair novamente se isso acontecer de novo.

Você não precisa ter aprovação de ninguém, então não importa muito o que os outros acham. Porém, se mesmo sabendo disso, só de saber que hipoteticamente alguém pode pensar algo negativo de você, tem sempre a opção de usar um pseudônimo/apelido pra você não se expor.

Você pode, inclusive, voltar com outro pseudônimo/apelido, diferente do anterior. E pode ir e voltar quantas vezes quiser mudando sua identificação em cada uma das vezes no final das contas. Isso ajuda se o seu receio for as pessoas acharem alguma coisa negativa sobre você a cada vez que você ir e voltar.

Me parece que você não tem nada a perder. Eu voltaria e pensaria seriamente em ir pra bolha.one, por exemplo, mantido pelo @cadusilva@bolha.one.