Reportagem de maio de 2023 acerca do fenômeno das dark kitchens, que são estabelecimentos de cozinha voltados exclusivamente para delivery, sem consumo local. As dark kitchens são mal regulamentadas, apesar de serem também regidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Segundo pesquisa feita por pesquisadores da Unicamp, citada na reportagem, 35% dos estabelecimentos que atendem delivery na cidade de São Paulo já são classificados como “cozinhas-fantasma”. Campinas chega a registrar 24,4%.

  • guilhermegnzaga
    link
    fedilink
    45 months ago

    Oi Marte, conheci você no Mastodon e vc está aqui também !!! Queria comentar sobre a minha cidade aqui do Paraná (Maringá). Por um lado é uma cidade como qualquer outra; mas por outro é um bom observatório do caos organizacional de outras cidades para preparar leis que talvez possam repelir esse tipo de movimento. Parece que um vereador propôs algumas regras para criação de “complexos culinários e de fornecimento alimentício”. Ultima vez que fui pra SP vi um prédio de 2 andares descartando uma quantidade absolutamente massiva de tanques de óleo usado e eu tenho certeza que uma porção desse óleo está encrustrado na superfície dos prédios mirados pelos exaustores. Fast food gasosa o nome???

    • MarteOPA
      link
      fedilink
      Português
      35 months ago

      Oi Guilherme!

      Eu por acaso conheço Maringá, porque tenho família na cidade em cidades menores na região 🤭 Não estava sabendo dessa lei proposta lá, mas é essencial essa regulamentação, porque pelo o que li na reportagem, a preferência dessas dark kitchens é justamente em bairros residenciais, para terem custos de implementação mais baratos. Os moradores odeiam por várias razões e uma delas é essa que você citou, o óleo que fica encrustrado na superfície dos prédios e até dentro dos apartamentos das pessoas que são vizinhas. Isso acontece por causa da liberação de coloides (partículas bem pequenas) de óleo com o processo de fritura, que acabam sendo levados por correntes de ar e se depositam em quaisquer superfícies pelo caminho. Fora a fumaça (que também é coloide) e o cheiro da própria, que também ficam impregnados nas moradias. Deve ser horrível ser vizinho desse tipo de estabelecimento.