Eu quase não uso a rede móvel (deixo no modo avião), porque quase não saio de casa e portanto uso internet fixa, mas quando saio, é inevitável eu acabar ativando a rede móvel.

E, mesmo com meu número cadastrado no “Não me Perturbe” da ANATEL, ainda recebo ligação de spam e telemarketing. A maioria não atendo, mas vez em quando estou, vamos dizer assim, “bem-humorado” (sendo que meu humor é mórbido) e atendo ligações claramente marcadas como spam com:

Funerária e Pizzaria Abel Frade, onde a perda da manhã é o almoço da tarde, em que posso ajudar?

Créditos a uma pessoa portuguesa aqui do Lemmy que me ensinou essa aí. Sim, aprendi essa fala aqui no Lemmy.

Eu praticamente decorei essa fala e consigo repetir em alta cadência, sem rir e de forma robótica, sem muita variação de tom. Fica parecendo que a pessoa realmente ligou para um comércio.

Hoje recebi umas quatro ligações seguidas e ninguém quis pizza, então pensei bem e decidi criar um texto melhor. É assim que vou passar a atender ligação de telemarketing e spam:

Você ligou para o atendimento ao cliente Dona Morte Ceifadora. Sua última ligação é muito importante para nós.
Escolha uma das opções a seguir.

Para solicitar serviços mortuários agora mesmo, aguarde na linha.
Para solicitar serviços mortuários em outra data, sujeito a variações de disponibilidade e horário, aguarde na linha.
Para sugestões e elogios, aguarde na linha.
Para reclamações, aguarde na linha.
Para falar com um de nossos representantes, aguarde na linha.
(silêncio de alguns segundos, ou um corte brusco na hora de falar a palavra “linha”)
Opção inválida. Estamos transferindo sua ligação e sua alma para um de nossos representantes. Esta ligação está sendo gravada e, caso necessário, poderá ser solicitada diretamente com a Gestora após a efetivação dos serviços mortuários.

Muitas vez é máquina que faz essas ligações, e máquina não tem sentimento, mas às vezes é uma pessoa operadora de telemarketing tendo uma “meta” de ligar pra números aleatórios para encher o saco vender coisa. É impossível, para quem recebe a ligação, saber de antemão. Se for uma pessoa operadora do outro lado, será que esse meu script é muito pesado? Será que dá algum problema, sei lá, eu acabar sendo acusado de “ameaça” ou algo do tipo?

E como vocês lidam com ligação de telemarketing e de spam? Atendem com alguma fala absudista e decorada também, ou simplesmente recusam/deixam tocar?

• Dæmon S.@catodon.rocksOP
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    8 hours ago

Mas sobre o spam, já tentei ser educado, cancelar manualmente a ligação

Também, além do cadastro no tal do “Não me perturbe”, que supostamente funcionaria para acabar de vez com ligações de telemarketing, mas que na prática acaba sendo mais um cadastro contendo meus dados pessoais.

bloquear manualmente… No máximo, adiantava por um tempo, o mais funcional sendo esse último inclusive, mas que como fui descobrir quando precisei trocar de telefone, não tinha como exportar os números bloqueados

Pra piorar a situação, a maioria das ligações são aparentemente de vários números diferentes mas na realidade estão apenas fazendo spoofing (adulterando os parâmetros da ligação pra que seja identificada com um número falso na bina (cresceu mais um fio de cabelo branco eu usar esse termo agora) de quem recebe a ligação). Ainda quando teve aquele lance do 0303, era possível basicamente ignorar/bloquear/denunciar a ligação porque vinha de um número oficial, mas como a ANATEL parece que decidiu acabar ou limitar (não lembro ao certo, só lembro que parece que vi notícias nesse sentido) o escopo do 0303, voltou (se é que tinha acabado enquanto tinha a regra do 0303) essa prática do spoofing.

Então bloquear um número infelizmente acaba não bloqueando a origem da ligação, que vai mudar pra outro número pra continuar ligando, geralmente dentro do mesmo DDD onde está registrado o número de quem está recebendo a ligação, seguido de cinco primeiros dígitos iguais e os quatro dígitos finais aleatórios.

É pelo DDD, inclusive, que mais ou menos consigo saber se a ligação que estou recebendo é potencialmente spam porque meu número é de quando eu ainda era de SP (DDD 11) mas hoje resido em MG (DDD 3x), praticamente sem mais nenhum vínculo com aquela região onde morava, então se é alguém ou algum comércio daqui, é necessariamente DDD 3x daí atendo sem trotes, já número DDD 11 fora da lista telefônica, se e quando tenho a paciência e bom humor de atender, ouve automaticamente meu “funerária e pizzaria” rs

Mas é bem velho, 10 anos desde a última atualização. Quero crer que seja esse o motivo de ter sido removido do Google Play e do F-Droid.

À medida que o app vai deixando de ser atualizado, novos API targets (versões do Android) vão surgindo e, em algum momento, aquele app vai estar compilado para uma versão tão antiga de Android que já não tem mais a camada de compatibilidade necessária para funcionar em versões novas. 10 anos atrás era, se não me engano, o Android 5, por aí. O Android novo atualmente é o 15? O meu ainda é o 12, mas mesmo esse meu 12 provavelmente não é compatível com apps tão antigos quanto apps feitos pra Android 5.

!batepapo@lemmy.eco.br

• Auster@thebrainbin.org
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      2 hours ago

Sobre a questão dos DDDs, uma coisa que observei quando ainda estava tentando desobrir uma forma de lidar com esse problema é que cada vez mais se aproximavam do meu DDD real. Creio que seja uma questão psicológica - se a pessoa ver um DDD de sua região, ou de uma região que tenha relevância para ela, é mais provável de ela confiar.

Sobre o Android, já está no 16, e o meu também está no 12 mas no meu ainda funciona o app. Só não sei se perfeito, que não tenho como comparar.