Os livros escolares de história dizem que teve reforma urbana, investimento nos engenhos, tolerância religiosa, mas tudo isso me soa bom demais pra ser verdade.

• Cochise@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    1 month ago
    1. Paraíso para quem em uma sociedade escravista?

2. Nassau foi muito criticado pela companhia das índias ocidentais que o contratou por todo esse “desperdício”. O camiho natural seria sua substituição por um administrador que impusesse um regime colonial mais tradicional.

3. A melhor coisa da invasão holandesa foi esses europeus ficarem brigando entre si e desviar o foco de Palmares que pode crescer e se fortificar.

• Auster@thebrainbin.org
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    1 month ago

Nunca ouvi sobre esse Nassau, mas considerando que o sistema de ensino brasileiro há anos já arrasta o Brasil para baixo em rankings de aprendizado, eu suspeitaria de quaisquer afirmações não facilmente aferíveis de livros aprovados.

• Homo_Erectus@lemmy.zip
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    1 month ago

Provavel que não. Sempre que alguem dizer que houve um governante muito bom, normalmente estão exagerando, ou essas benecias vieram com um preço.

• MeowerMisfit817@lemmy.worldOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      1 month ago

Faz sentido, tanto empréstimo assim deve ter dado besteira. (Eu sei que teve o Tratado de Haia, mas se continuassem com esses empréstimos o dinheiro deveria ter ido aos ares)