Não é sobre uma neurodivergência específica como TEA e se refere à qualquer experiência no Ensino Superior não apenas como estudante, de professor, a funcionário e visitante.
A ideia para esse tópico surgiu porque atualmente me encontro na metade da minha graduação e percebi que talvez algumas das dificuldades pelas quais passo e das quais meus colegas não compartilham têm relação com essa característica minha.

@NoahLoren Curioso vc falar sobre “então eu falo mais alto quando é possivel mas suspeito que parece que estou usando um ton desdenhoso, arrogante ou agressivo, ninguém nunca apontou isso mas tenho essa impressão.”
Eu já tinha notado isso, desde muito antes de entender a neurodivergência. As pessoas sempre diziam que eu era muito grosso ou arrogante e eu não entendia o porquê.
Recentemente, um colega de aula revelou que alguns colegas ainda acham que eu sou arrogante. Esse colega específico também já me achou arrogante, mas depois mudou de opinião.
Como eu sempre fui chamado de arrogante, palestrinha, grosso e malvado, eu aprendi a explicar para as pessoas que eu tenho algum deficit na comunicação e pode parecer que eu estou sendo arrogante. Quando o assunto é mais delicado, eu começo a falar dizendo que tenho um problema de comunicação e que a pessoa precisa entender que eu não estou sendo agressivo e explico o que me motivou a falar o que pretendo falar antes de tocar no assunto que eu gostaria de tocar.
Ficou complicado esse último parágrafo, né? Exemplo: olha, eu vou te fazer uma pergunta que pode soar meio invasiva ou estranha, mas se não quiser responder, não precisa. Eu vou entender e não vou ficar com raiva. Tu lavou as mãos antes de comer?
@NoahLoren Outra coisa que faço muito, quando percebo que estou embriagado num assunto, é avisar que eu tô falando além da conta e se estiver incomodando, pode pedir pra eu parar. Eu sou bastante sincero em dizer que eu posso exagerar e não perceber e que não me incomodo se alguém apontar que eu passei da conta.
A gente percebe que isso é um problema quando não quer ser mal-educado mas acaba sendo sem ser intencional.
Acho que se agrava com a pouca interação social.
@NoahLoren
De fato, eu notei uma piora significativa depois da pandemia.
Pessoal se exaltava mais facilmente comigo.