Não é sobre uma neurodivergência específica como TEA e se refere à qualquer experiência no Ensino Superior não apenas como estudante, de professor, a funcionário e visitante.

A ideia para esse tópico surgiu porque atualmente me encontro na metade da minha graduação e percebi que talvez algumas das dificuldades pelas quais passo e das quais meus colegas não compartilham têm relação com essa característica minha.

• Almino :autism:@ursal.zone
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    28 days ago

@NoahLoren
    É, eu posso falar como estudante e como profissional.

Quando estive no curso de Computação, além da dificuldade de socialização, eu tinha muita dificuldade em entender as regras da faculdade e o que poderia ou não fazer. Eu não entendia bem qual era meu papel como aluno. Eu só ia assistir aula e fazia os trabalhos quando lembrava. Abandonei pq não entendia as disciplinas de cálculo.

Na Educação Física, eu comecei a ficar mais atento aos direitos e deveres dos alunos e professores. Também comecei a policiar a minha desorganização. Mas eu não conseguia entender porque os outros alunos (a maioria esmagadora) não valorizavam as aulas. Ninguém se interessava em prestar atenção, conversavam o tempo todo e ignoravam os pedidos dos professores. Naquela época, smartphone ainda era coisa rara. Abandonei por motivos de trabalho.

Como funcionário, além das dificuldades sociais, eu ainda sou muito rígido quando se trata de algumas regras no trabalho: para o bem e para o mal. Quando meu cérebro trava que algo tem que ser assim, fica difícil me convencer do contrário. Quando se trata de organização, isso é uma vantagem.

Depois que eu entendi a minha neurodivergência, a convivência no trabalho se tornou mais tolerável. Meus colegas dizem que sou menos estressado. Eu ainda continuo rígido com algumas regras, mas tenho tentado respeitar os meus limites e dos meus colegas.

Na Enfermagem, o último curso que entrei como estudante, tem toda uma história bem complexa… se estiver afim de ler, comenta aí que eu tento resumir.

• Noah LorenOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      28 days ago

Se você se sentir bem contando eu gostaria de ler.