Fazendo a limpeza de contas e emojis de instâncias bloqueadas
Se sua instância já tem estrada, pode ser que muitos servidores bloqueados ainda retenham contas e emojis cadastrados no banco de dados.
O script abaixo faz a limpeza disso, desde que a instância não esteja no modo “silenciada” e sim como “suspensa”.
Exporte sua lista de bloqueios em Preferências > Moderação > Federação > Exportar.
\# remove a primeira linha do arquivo CSV
sed -i 1d domain\_blocks.csv
\# remove todas as instâncias silenciadas
sed -i '/,silence,/d' domain\_blocks.csv
\# remove tudo o que vem depois da primeira vírgula
sed -i 's/,.\*//' domain\_blocks.csv
\# coloca a lista em ordem alfabética
cat domain\_blocks.csv | sort \> blocks.txt
\# loop que vai apagar contas e emojis dos servidores listados
\# execute o comando abaixo como usuário `mastodon`
cat blocks.txt | while read line ; do echo $line; live/bin/tootctl domain purge $line; echo '---'; done
Recomendo usar o programa screen e deixar o script acima rolando durante a madrugada, a depender do tamanho da sua blocklist.
:goose_warning: Use por sua conta e risco
@cadusilva @fediadminbr O purge “normal” do CLI do Mastodon não apaga essas? Eu rodo de tempos em tempos aqui e achava que apagava 🤔
@renatolond @fediadminbr você diz o <tootctl accounts prune>? Não :(
Tenho esse comando rodando regularmente junto com outros para purgar mídias órfãs e cache, mas ainda tinha contas e emojis para apagar de instâncias bloqueadas usando o script desse post.
Acho que no Mastodon 4.6 quando você bloqueia uma instância, automaticamente vai fazer o purge dela mas não tenho certeza.
@cadusilva @fediadminbr Não, tava pensando no status remove mas tava lendo e pela doc parece que não tira emojis e afins.
Eu uso esse de tempos em tempos pra remover status muito velho, é o que mais faz diferença no espaço por aqui@renatolond @fediadminbr é, esse também não funciona.
Aqui eu uso o media remove, preview_cards remove, statuses remove e media remove-orphans. Nenhum deles toca no que faz esse script.
@cadusilva @fediadminbr bom saber, vou dar uma passada depois :) valeu pela dica :1000:


