Pessoal que usa yunohost e tem internet na claro fez como pra conseguir o certificado do lets encrypt?

Finalmente botando em prática a instalação do yunohost no pc que uso de servidor. Mas esbarrei nessa etapa de conseguir o certificado e pelo que eu estou entendendo tem a ver com os erros que ele aponta no diagnóstico relacionado com as portas q ele precias acessar as coisas e tal. E pelo que li isso é difícil de conseguir na Claro pq o ip fornecido está em um CGNAT.

Ou algo mais ou menos assim… Não manjo mto. Fiquei travado na etapa do certificado.

Como foi a experiência de vcs configurando o yunohost?

@linux
#fediAjuda #yunohost #selfhosting #claro #internet #servidor

• @pancho @linux se você quer hospedar algo pra uso público fica realmente complicado com o CGNAT no caminho, mas caso seja pra fins de selfhost, dá uma olhada em soluções de túnel como o Tailscale / Cloudflare Tunnels. Através deles você consegue hospedar os serviços na sua rede local e acessar de fora se conectando via VPN, o que tem a vantagem de ser mais seguro já que você não expõe os serviços publicamente, mas a desvantagem dessa fricção a mais pro uso.

• teles@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    15 hours ago

Opa amigo, eu não uso o yunohost mas tenho uma experiencia com self-hosting, e também uso uma internet da claro, você já ta conseguindo acessar de fora mas ta com problema em receber o certificado? E também, teu servidor ta dentro de casa ou você ta alugando? Se ele estiver na sua casa e você não ta conseguindo nem fazer o port forwarding pq o cgnat bloqueia: Ná minha experiencia a claro é bem ruim com a questão do CGNAT, só consegui sair dele pq pedi isso na hora de assinar a internet, mas se você quiser ligar pra claro pedindo pra sair, o que muita gente faz que você pode tentar: Liga pra central da claro, fala que quer o IP público, eles vão falar de IP estático, que cobra mais, que num sei o que, se eles te derem o IP público ótimo, mas se não, tudo bem, você só pega o número de protocolo, ai você baixa o aplicativo do anatel consumidor, é tipo um reclame aqui oficial da anatel, abre uma reclamação, faz um texto bem bonitinho, a operadora tem 10 dias pra te responder, aí ela provavelmente vai te passar o número da ouvidoria, ou eles te ligam, não sei, talvez seja diferente pra cada um. Aí você liga, o atendente já vai ser alguém com poder pra te tirar do CGNAT, você explica tua situação e durante a chamada ainda eles te tiram do CGNAT, só tenta fazer isso quando tiver tempo, comigo foi 2h de ligação. Se em algum momento perguntarem o motivo pode falar que é pra sistema câmeras( esse é manjado jákkkkk) ou você pode falar a verdade, mas pelo o que eu sei a Claro não permite hostear serviços pra outras pessoas usarem no contrato dela, então EU acho melhor evitar, mas você que sabe. Muitas pessoas fazem desse jeito, mas não sei se realmente funciona atualmente, já que comigo o vendedor tinha falado que eu teria acesso a isso sem custos adicionais, inclusive IP fixo, mas você pode tentar ir na fé aikkkk

• Cadu :orangeJump:@bolha.one
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    13 hours ago

@pancho @linux você pode gerar certificado também via DNS inserindo alguns registros TXT no domínio para o qual o certificado será gerado, assim não precisa de porta aberta.

Veja se seu cliente permite automatizar isso usando a API do lugar onde você gerencia os registros DNS do seu domínio (Cloudflare, Porkbun, etc).

Eu uso o https://acme.sh/ pra isso.

• Muito Pelo !@contra.rio.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    14 hours ago

@pancho @linux A minha solução é paga e complicada (uso um frontend num VPS externo com um tunnel wireguard até ele).

Sei que as pessoas usam CloudFlare pra esse problema que é mais simples mas não sei ajudar (sou refratário).

• Muito Pelo !@contra.rio.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    15 hours ago

@pancho @linux Com CGNAT fica muito difícil. Quer dizer que o seu IP externo é compartilhado e alguém tentando comunicar com ele de fora não vai chegar no seu modem mas no switch na Claro que não vai saber para qual cliente encaminhar os dados.