Talvez seja a Friendica mas sei lá…

Mas oiiieee! Sou Wendy, tô usando minha conta nessa instância pra federar melhor com cês!!! Tava pensando em usar o Facebook pra postar e compartilhar momentos, mas talvez eu deva usar um alternativo no Fediverso como Friendica, se for parecido com o Facebook.

Então, em geral, oq cês acham? Quais são alguns bons alternativos ao Fediverso q as pessoas devem usar? Eu provavelmente vou usá-los.

• Auster@thebrainbin.org
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    2 months ago

Friendica de design é o mais próximo. Tem o Threads que e tipo Twitter mas do Facebook a empresa, e com integração opcional do ActivityPub, mas o povo daqui aparentemente teme bastante que Facebook a empresa use da estratégia de EEE da Microsoft.

E sem considerar o Threads, dentro da rede do fediverso, caso queira ter acesso ao máximo de tipos de posts diferentes, além do Friendica, tem o Mbin e aparentemente o Catodon também, os três focados em ter juntas micro publicações (ex. Mastodon, estilo Twitter) e publicações de respostas em linhas (ex. Lemmy e Piefed, tipo Reddit), mas que por similaridades, acabam tendo suporte a bem dizer todos os tipos de conteúdo (em graus de de integração diferentes), tipo vídeos do Peertube e Loops, avaliações do NeoDB, publicações com respostas em linha única tipo NodeBB, publicações de fotos do Pixelfed, etc.

Mas claro, dá para usar alguma instância com software mais popular, tipo Mastodon se seriam compartilhamentos mais curtos, ou Lemmy/Piefed se seriam compartilhamentos maiores.

Só recomendaria evitar criar conta no mastodon.social especificamente, já que se bem me lembro é a maior instância em absoluto do fediverso, logo apresentando um grande risco à rede se acontece qualquer coisa de ruim com essa instância, e portanto sendo bom espalhar um pouco o povo.

• Marcos@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      27 days ago

Mastodon é o equivalente do Twitter no Fediverso para quem não tá afim de ficar se dependendo de empresa norte-americana que vai abusar dos seus dados pessoais, Meta tem reputação terrivel nesse aspecto. BlueSky é melhor que o Threads, mas entre BlueSky e Mastodon é melhor o Mastodon.

• Auster@thebrainbin.org
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        27 days ago

Desculpa responder duas vezes. Mandei para enviar enquanto digitava por acidente. 😬

Bom, fediverso também tem potencial para abuso, sendo quase tudo público, potencialmente com RSS, e em instâncias grandes o suficiente ser mais fácil se esconder como um usuário pouco ativo. Mas o bom de ser governança decentralizada que se algum canto pentelha, dá para bloquear e seguir em diante sem perder a maioria da rede ou ter que escalar o problema.

Sobre o Bluesky, acompanhando duma distância segura, me parece tóxico como o Twitter. Mas se quer ter presença lá sem ter que se obrigar a ir lá diretamente, pode seguir o @bsky.brid.gy@bsky.brid.gy que ele faz ponte entre as duas plataformas. Só infelizmente, precisa ser em plataforma que possa seguir usuários (Mbin, Friendica, Mastodon, mas não Lemmy ou Piefed), e pelos meus testes, publicações ao estilo do Lemmy não propagam.

Mas é, dos que você mencionou, também escolheria o Mastodon.

• Marcos@lemmy.eco.br
          link
          fedilink
          arrow-up
          1
          ·
          27 days ago

Um dos problemas de plataformas fechadas como o Twitter é que estão e devem ser frequentemente burocratizada e por fim vai acabar havendo um custo de entrada maior (ter que providenciar informação demais só para ter uma conta, o Twitter nessa questão é mais relaxado que o Facebook nesse aspecto, por exemplo), no Fediverso você não necessariamente precisa se aderir a compartilhar da sua informação pessoal só para ter e manter uma conta, geralmente email e senha (agora com leis novas, pode ser que data de nascimento também, mas não tem verificação oficial disso), e mesmo assim na questão de data de nascimento, é uma informação privada para quem mantém a instância e você mesmo pode começar a sua própria instância e comunicar com outras e as outras instâncias não terão acesso nem mesmo ao seu email, a informação do conteúdo postado ser pública é essencial para que o Fediverso continue dessa forma aberta.

Quanto ao BlueSky, em questão de manter conta agora pioraram um pouco, algumas pessoas são limitadas nas interações e pedido informação pessoal para confirmar que é humano na promessa da exclusão de tal dado, mas enfim, BlueSky tem um protocolo mais aberto e fácil de alguem como no Friendica de se comunicar do que o Twitter que é basicamente não existente, e também o Bridgy que você menciona.