Estou naquela fase chata após a graduação em que a mãe da gente enche o saco por conta de concurso (como se qualquer um servisse, e como se qualquer um fosse motivo de estabilidade). Eu não aguento mais!
Chego do trabalho que, apesar de não ser longo, requer que eu leve trampo pra casa. Faço tudo, chega a noite e ainda tenho que ouvir lembrança da senhora minha mãe de que mais um concurso se aproxima. Ah, jura???
Quem já passou por isso? Como lidaram com essa situação?

Cara, sou filho de servidora e estou beirando os trinta. Não tem nada que eu queira mais na vida que o sossego que minha mãe conquistou nos seus 36 anos de serviço público. Longe do que a primeira vaga que ela conquistou poderia oferecer; pelo visto depois que se tem o mínimo de segurança financeira estudar pra um cargo/vaga melhor fica mais facil.
Só que… fui muito enchido o saco pela minha mãe desde o meio da graduação até hoje da mesma forma com que voce relatou, e realmente, é meio desgastante. Por outro lado, a razão e a certeza de que ‘o mundo tá acabando’ e qualquer coisa serviria na minha situação.
O que me alastrou é que eu fui aprovado em dois cargos faz dois anos e não fui nomeado nem nada, a gestao da minha cidade mudou e é liberal e muquirana e simplesmente vai vencer essa merda com probabilidade de não chamar ninguem a não ser que o primeiro lugar judicialize, mas nenhum miseravel tem uns 2k R$ pra ir atras da possibilidade de um mandado de segurança (procedimento para requerer uma vaga ofertada pelo poder publico)
Tudo isso, pra nada. A frustração é intensa. O cargo que passei não abria vaga em 15 anos… Ainda bem que meu trabalho (músico de orquestra) é ingrato financeiramente porém me proporciona momentos de intensa psicodelia e protagonismo cultural rsrsrs.
Longe de mim julgar o mérito de como o serviço público é um meio de ascenção social e tudo o mais. O problema é exatamente a pressão de terceiros.
Sou do tipo que faz uma coisa de cada vez. Quando se tem muito o que fazer e se está sobrecarregado, a tendência de gente como eu é de postergar mesmo.
O pior de tudo é que funcionarismo nem está no meu horizonte profissional. Não esse funcionarismo de partição. Quero ser professor universitário. O problema é que nenhum edital me aparece por enquanto. O jeito é me refugiar em algum concurso desses.
Posso pagar com a minha língua, mas as chances de me acontecer o que lhe aconteceu são mínimas, visto que o governo do meu Estado tende a não tardar no contrato de concursados.
A ver.
Obrigado pelo relato!