Texto do Filipe Saraiva (talvez um dos maiores sommeliers de plataformas que vejo por aqui) sobre a sua experiência no micro.blog ― e o porquê desistiu da estadia.
Com “tranquilas” o autor faz menção àquelas
redes que desabilitam funcionalidades viciantes, que fazem com que o usuário fique cada vez mais tempo na plataforma, e também funcionalidades que o estimulam a criar uma “audiência” cada vez maior em torno do conteúdo.
Achei interessante essa passagem da página de suporte do micro.blog citada pelo autor:
But it’s not a clone of Mastodon. We leave features out on purpose — no likes, no boosts, no trending tags. It’s not a popularity contest, and it’s not a space where outrage goes viral.
Não experimentei essa plataforma, mas acho que, de certa forma, seus desenvolvedores acertaram nessa. Tenho uma impressão de que números (tanto de curtidas, compartilhamentos e até de seguidores!) levam a um ímpeto por buscar maior audiência, bem como por uma performatividade da parte dos usuários. É o que percebo em redes como Twitter, Bluesky, Instagram e… Mastodon.
Minha experiência com blogues, e até mesmo aqui no Lemmy, foram muito mais flúidas, de apreciação e discussão de conteúdo, muito menos sobre batalha de ego e performance. Nesses contextos, não me importo com quem lê, “curte” ou compartilha meu conteúdo; somente com quem interage com ele.
O que vocês acham disso?