Desculpem o assunto de Dark Enlightenment de novo, mas o cara veio no Brasil! Ele acha que o que Bukele fez em El Salvador é possível no Brasil.

• potatoguy@lemmy.eco.brdeleted by creator
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    4 months ago

Depois ficam de “ah, então tudo é fascista” e chamam abertamente o criador da “teoria” (nem dá pra chamar disso pq é uma coisa estúpida demais pra ter qualquer embasamento lógico por trás) fascista moderna.

O confronto com o MBL tem que começar de uma maneira mais forte agora mesmo, esse povo não pode se proliferar. 2026 está normal, somente em 2030 o problema real começa, mas a luta contra eles tem que começar agora pra não produzirem uma desgraça futura.

• lacaio 🇧🇷🏴‍☠️🇸🇴@lemmy.eco.brOP
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      edit-2
      4 months ago

A ideia é muito séria e eu vejo ela sendo aplicada. Basicamente, o que Curtis Yarvin propõe é um escrachamento total: fazer com que a “falsidade ideológica” pare e mostrar pra todo mundo que hierarquia é hierarquia e todo mundo vai ter que obedecer. É a troca do “bem-estar” por puro poder físico. Não mais respeitar as pessoas como humanas com direitos, mas um reino total do poder “aristocrático” e hierárquico que temos. A ideia é congelar a população e dizer: “nós mandamos”. E Trump está implementando isso com a sua Gestapo (ICE) e etc.

É muito sério. Tem que levar a sério, na minha opinião.

Edit: eu ainda estou refletindo e conhecendo melhor o Dark Enlighenment, mas os dois pilares principais são esses: um governo aristocrático e uma nulificação da verdade, mais propriamente a mistificação da verdade, que passa há decadas pelo que a alt-right dos EUA pensa sobre a Verdade.

Nos canais da alt-right, aqueles vídeos conspiratórios que faziam sucesso no YouTube na década de 2000 ainda fazem sucesso. Curtis Yarvin propõe que o conhecimento global é uma limitação da verdade, que as pessoas podem alcançar a verdade de outras formas. Então a relação do poder físico fica mais real, principalmente com acesso a armas e produtos.

E eles pensam e tem dados sobre isso, sobre a influência do que é real para a alt-right.

E no Brasil tem Brasil Paralelo e outras influências do alt-right. Nesse raciocínio, o real não é mostrado a “você” e é apenas uma limitação do que você pode ser, ao mesmo tempo em que todos os limites físicos são testados ao extremo e mostrados/idealizados como uma limitação real. Passa por toda a fetichização sexual e religiosa da igreja, entre outros conceitos. Então o poder físico passa a ser adorado. O poder físico é, mais do que uma realidade, uma demonstração/idolatrização da capacidade do que realmente é poder.

Aí vai, da esfera dessa nova aristocracia ao básico do indivíduo estadunidense, que tem uma espingarda, 50g de enxofre, 100ml de ácido sulfúrico e um sonho de liberdade. Isso levaria o indivíduo a respeitar o aristocrata.

Espero que eu tenha sido abrangente na ideia do Dark Enlightenment, mas tem muito a descobrir ainda.