Qual melhor distro pra um notebook com 4GB de RAM e processador Celeron de 1Ghz? Eu pensei em Linux Lite, Lubuntu ou MX Linux, mas gostaria da opinião da comunidade.

PS.: O dono do notebook quer usar apenas pra produção musical, então se tiver compatibilidade com softwares pra isso melhor.

• nossaquesapao@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    2 days ago

Em termos de ram, está ok pra qualquer distro. O gargalo vai ser processador, mas ainda assim, nunca costumei ver diferença significativa a nível de processamento entre distros. O mais importante é usar ambiente gráfico e software leves, então a diferença que as distros vão oferecer vai ser mais na escolha padrão de software.

Tenho um com cpu atom e 2gb de ram que uso mx linux e roda relativamente bem, com o ambiente gráfico que já vem por padrão, se precisar de alteração. Alguém daqui me deu a dica de rodar slackware, mas até hoje não tive tempo de testar. Vi também gente recomendando o postmarketos pra máquinas assim, que por ser baseado em alpine, vem com um software da base do sistema bem mais leve do que a maioria das distros, mas pode gerar imcompatibilidades. Faz bastante sentido pra mim, mas também não tive tempo de rodar

Minha sugestão é o seguinte: se tiver pouco tempo e quer só colocar o negócio pra funcionar, acredito que qualquer uma das distros que sugeriu serão suficientes. Mas se quiser explorar mais e ganhar experiência, sugiro experimentar o postmarketos e ver se é compatível com o que vai usar.

Independente da opção, lembre de colocar a frequência de cpu logo no máximo pra dar uma ajudada. Tem várias formas de fazer isso, como a ferramenta gráfica cpupower-gui. É bom ajustar também o governor do cpu pra modo performance