Alguém tem alguma indicação de hd custo beneficio para eu colocar num computador aqui de casa?
o computador é bem potente, apesar de velho, então eu pensei em botar o proxmox nele e colocar alguns SOs.
estou pensando em algo que seja entre 200~800 reais, entre 2tb e 10tb?
se eu estiver falando bobagens relevem, faz muitos anos desde a ultima vez que tive um desktop e não laptop.
Eu diria que na faixa de 200~800 reais e 2~10tb você não vai encontrar nenhum HD bom. Talvez uns white-labels de procedência duvidosa. Cada vez mais o preço dos HDDs e SSDs está parecido. Na minha opinião não vale mais a pena comprar HDD pra uso doméstico (instalar OS, jogos, salvar arquivos e etc.).
O quão sério é o trabalho que quer fazer nele? Não rola comprar algum usado?
@nossaquesapao Nada profissional, tudo para uso pessoal/familiar
Não sei se rolaria usado, tenho que ver, obrigado pela dica
Até o momento penso em alguns SOs+Serviços:
*Yunohost* com alguns serviços como:
Pihole
N8n
Pixelfed (para umas 15 pessoas)
Blog wordpress/Ghost*Windows* (GPU passthru)
Para jogos super leve tipo ragnarok online*Algum Linux*
programação talvez*Hoobs* (homebridge num SO de raspberry, caso seja possivel no proxmox)
Para controlar aparelhos homebridge da casa*Ubuntu Server 22.04 LTS*
Para servidor de ragnarok onlineEu, particularmente, pesquisaria usado, dado os preços de hoje. É questão de pesquisar e dar sorte de achar algo bem novo com preço baixo. Não custa dar uma olhada
Outra coisa é que talvez,rodar todos esses serviços num hd só pode dar muita latência na leitura/escrita, porque cada so vai estar caçando dados de uma parte diferente do hd. Talvez ligar uns 2 ou 3 hds de menor capacidade e usar hds diferentes pra sos diferentes seja melhor do que um hdzão só de 10tb