Camaradas, com base nas experiências da moderação nesse último ano, fiz uma proposta de revisão das regras da comunidade. Em grande medida ela busca organizar e aperfeiçoar a redação das regras que já existem, explicitar entendimento construídos na moderação e inclui normas que já haviam sido decididas antes, mas nunca foram publicadas (regra sobre contas comerciais, por exemplo).
Gostaria de pedir que dessem uma lida e opinassem sobre a possibilidade de atualizarmos nosso about. Vou encaminhar o texto aqui, mas, naturalmente, todo mundo está convidado a propor alterações. Pra isso eu agradeceria se alguém colocasse o texto em alguma plataforma livre e aberta de edição compartilhada (pq eu não conheço hehe).
Boas-vindas à Ayom!
Esta é uma instância comunitária do Mastodon, plataforma de microblog da Web Social, parte do também chamado Fediverso, um universo de servidores federados. Para saber mais, acesse a página sobre Mastodon na Wikipédia.
Ayom.media está em construção contínua e tem como intenção primária ser uma experiência de instância autogestionada focada em pessoas afro-ameríndias, comunistas e/ou anarquistas. A língua portuguesa é a principal usada por aqui, mas todas são bem-vindas.
Como toda instância comunista e/ou anarquista deveria ser, nós somos declaradamente antifascistas e não toleramos misoginia, <mark>aporofobia</mark>, racismo, antissemitismo, colonialismo, opressão contra pessoas LGBTQIA+, capacitismo, xenofobia, intolerância religiosa, gordofobia, <mark>chauvinismo</mark>, e maus-tratos a animais.
Temos a tomada de decisões democráticas como o cerne de nossa comunidade e, por essa mesma razão, ela precisa crescer de forma paulatina. Devido a isso, a entrada de pessoas é controlada.
Como uma instância autogestionada, moderação e administração são rotacionadas.
O perfil oficial de administração é Leviatã: siga para ver informes, chamadas coletivas e discussões em voga.
Atualmente, estão na moderação:
- @john@ayom.media
- @felipesiles@ayom.media
- @pinkmothra@ayom.media
- @eme@ayom.media
- @jaguarete@ayom.media
A tomada de decisões acontece em nosso Lemmy, outra maneira — análoga ao Reddit — de interagir na Federação: forum.ayom.media
Código de conduta da instância Ayom.media na Federação ActivityPub
Este é o código de conduta da Ayom.media — adaptado de outros servidores brasileiros. Cada tópico neste documento foi discutido e aprovado pela comunidade. É passível de mudanças se solicitadas também pela comunidade.
A instância Ayom deve ser vista antes de tudo como um espaço de interação e socialização entre pessoas que visam a construção de uma sociedade mais justa. Se você entra para a rede única e exclusivamente para garantir a seu lucro e não para socializar e interagir, você não é pessoa bem-vinda. Isso vale para todo tipo de comportamento antissocial. Ayom é como um terreiro e não uma igreja. Igrejas querem o máximo de fiéis possível, enquanto terreiros são espaços onde a pessoa conquista o seu lugar trabalhando junto e convivendo. Por isso, quaisquer comportamentos que sejam contrários à boa convivência coletiva estão passíveis de discussão coletiva sobre a permanência de quem as pratica na instância.
A idade mínima para uso da instância Ayom.media é 18 anos.
1. Nossas Regras e Níveis de Moderação
Para manter a um ambiente seguro e acolhedor para nossa comunidade, nossas regras são divididas em duas categorias baseadas na gravidade da violação e na resposta da moderação.
1.1 Política de Tolerância Zero
Esta categoria cobre as violações mais graves, que representam uma ameaça direta à segurança dos membros ou à integridade da comunidade. São ações que consideramos fundamentalmente destrutivas.
-
Ação de Moderação (Membros do grupo): A violação resulta em banimento imediato e permanente da instância.
-
Ação de Moderação (Não-membros): A conta denunciada é suspensa (bloqueada) da interação com a instância, e a violação será encaminhada diretamente à moderação do servidor de origem para que as devidas providências sejam tomadas lá.
-
O que são:
1.1.1 Apologia ao nazi-fascismo;
1.1.2 Apologia a pedofilia, incluindo materiais de fetichização de menores de 18 anos como “lolicon”, “shotacon” etc;
1.1.3 Apologia e incentivo a práticas autodestrutivas tais quais: distúrbios alimentares (pró-ana, pró-mia), automutilação, suicídio;
1.1.4 Apologia a experiências históricas de violação sistemática de direitos humanos;
1.1.5 Discursos e materiais de ódio direcionados a minorias, envolvendo: misoginia, aporofobia, racismo, antissemitismo, colonialismo, opressão contra pessoas LGBTQIA+, capacitismo, xenofobia, intolerância religiosa, gordofobia e maus-tratos a animais;
1.1.6 Ameaças de violência (incluindo doxxing, assédio sexual e moral e stalking) ou qualquer tipo de assédio direcionado a outras pessoas;
1.1.7 Postagens com conteúdo de charlartanismo e negacionismo científico;
1.1.8 Apologia ao uso de criptomoedas e NFT;
1.1.9 Disseminação de notícias falsas com motivações econômicas ou políticas (fake news);
1.1.10 Impersonação de pessoas, marcas e instituições, salvo casos explícitos de paródia e sátira;
1.1.11 Spam automatizado;
1.1.12 Postagem de qualquer conteúdo considerado ilegal no Brasil ou na jurisdição da pessoa usuária.
1.2 Condutas Sujeitas a Revisão
Esta categoria inclui comportamentos que violam nossas regras de convivência, mas que não atingem o nível crítico da “Tolerância Zero”. Nosso foco inicial aqui é corrigir o comportamento através da conscientização.
-
Ação de Moderação (Membros do grupo): A primeira ocorrência resulta em uma advertência formal e uma tentativa de educação sobre a regra. A reincidência intencional (ignorar as advertências) levará ao banimento.
-
Ação de Moderação (Não-membros): A denúncia é encaminhada à moderação do servidor de origem do usuário, permitindo que eles apliquem seu próprio processo de advertência ou educação.
-
O que são:
1.2.1 Postagens repetidas em curtos intervalos de tempo (flood) nas linhas do tempo públicas (local ou global).
1.2.2 Spam (postagens indesejadas e propagandas repetidas) — não inclui divulgação de trabalhos próprios, desde que realizado com bom senso.
1.2.3 Indicação de medicação vendida sob prescrição ou com efeitos adversos graves.
1.2.4 Apologia a pseudociência.
1.2.5 Postar imagem, vídeo ou áudio sem as devidas descrições — essas descrições são importantíssimas para pessoas com deficiência.
1.2.6 Linguajar excessivamente agressivo ou ofensivo;
1.2.7 Atividade exclusiva ou principalmente comercial;
1.2.8 Publicidade de produtos, serviços ou empresas de terceiros, exceto para divulgação de iniciativas comunitárias ou sem fins lucrativos, desde que alinhadas com os valores da instância;
1.2.7 Violações à Política de Avisos de Conteúdo.
2. Política de Avisos de Conteúdo
A utilização do Aviso de Conteúdo (Content Warning - CW) é obrigatória nas seguintes situações:
2.1 Spoilers (menções ao enredo) de séries, jogos, livros e filmes, com menos de 5 anos de lançamento;
2.2 Nudez artística, nudes (autorretratos com nudez), pornografia em geral;
2.3 Conteúdos sensíveis a pessoas com epilepsia — conteúdos com muitos flashes, brilhos, piscando rápido;
2.4 Menções explícitas ao uso de drogas lícitas e ilícitas — não inclui publicações informativas.
A violação da Política de Avisos de Conteúdo resultará na exclusão da publicação denunciada e demais medidas consideradas necessárias pela moderação.
A utilização de content warning em postagens de quaisquer temáticas que possam gerar desconforto a outros indivíduos e grupos não dá trabalho e é parte do que torna a Federação um ambiente um pouco mais seguro e agradável. Use o bom senso e a gentileza.
Política de Moderação de Conteúdo
Na ayom, entendemos que a liberdade de expressão é um direito fundamental e que tem um papel importante para garantir espaços de fala para vozes historicamente reprimidas. Porém, como todos os direitos, não é possível aceitar que seu exercício irrestrito resulte na opressão e consequente silenciamento de grupos marginalizados.
Por isso, a equipe de Moderação da Ayom atua para garantir um ambiente seguro, respeitoso e acolhedor para todos. Nosso compromisso é com o bem-estar das pessoas usuárias da instância e do Fediverso no geral, a transparência nas decisões e a aplicação consistente das regras, guiados pelo Código de Conduta da Ayom.
1. Atos de moderação
Decisões que as pessoas na moderação podem tomar sozinhas:
- Bloqueios sumários/preventivos de instâncias: por razões de segurança da infraestrutura do servidor e de quem o utiliza; Violação explícita das normas de conduta - categoria 1.
- Banimento de usuários por violação das normas de conduta - categoria 1 ou por reincidência intencional na violação das normas de conduta - categoria 2;
- Mediação de conflitos e atendimento a denúncias.
- Remoção de contas inativas, nos termos da Política de Contas Inativas da Ayom
2. Compromisso da Moderação
O trabalho na moderação da Ayom é inteiramente voluntário.Um compromisso mútuo a equipe de moderação e o conjunto de pessoas usuárias do servidor. Aos primeiros cabe a responsabilidade de observar os termos deste compromisso, lembrando sempre dos princípios políticos da instância, e ao segundo, respeitar o papel cumprido pelos moderadores.
2.1 O que a Moderação DEVE fazer:
2.1.1 Agir com Imparcialidade: Todas as ações de moderação devem ser tomadas sem consideração por amizades, afiliações ou preferências pessoais. As regras devem aplicadas de forma igual a todos os membros.
2.1.2 Manter a Consistência: As decisões devem seguir os precedentes estabelecidos, garantindo que violações semelhantes recebam respostas semelhantes, salvo justificativa.
2.1.3 Priorizar a Educação: Em casos de Condutas Sujeitas a Revisão, o moderador deve primariamente buscar a advertência educativa, explicando qual regra foi violada e por que, antes de escalar para punição.
2.1.4 Preservar a Privacidade: Todas as informações trocadas em privado com a moderação (denúncias, evidências) devem ser tratadas com a máxima confidencialidade.
2.1.5 Dar o Exemplo: Os moderadores devem ser modelos de conduta e cortesia, seguindo as regras da comunidade em todas as interações.
2.2 O que a Moderação NÃO PODE fazer:
2.2.1 Abuso de Poder: Utilizar ferramentas de moderação (banir, silenciar, editar) para resolver disputas pessoais, expressar raiva ou favorecer um lado em um conflito.
2.2.2 Ignorar Violações Graves: Nenhuma denúncia de Política de Tolerância Zero pode ser ignorada ou minimizada. O protocolo deve ser seguido imediatamente.
2.2.3 Compartilhar Informações Confidenciais: É estritamente proibido divulgar publicamente nomes de denunciantes, o conteúdo de conversas privadas de moderação, ou quaisquer informações privadas obtidas no exercício da atividade de moderação.
2.2.4 Ameaçar ou Intimidar: O moderador não deve recorrer a ameaças ou intimidação para forçar um membro a obedecer ou se calar. A comunicação deve ser sempre cortez e baseada nas regras.
Violações ao Compromisso da Moderação por parte de integrantes da equipe importará no seu afastamento das funções de moderação.
Política de Contas Inativas
Desde 1º de julho de 2024, contas inativas estão sujeitas a advertências e remoção. Pela deliberação que previu essa medida, ocorrerá o seguinte:
- Haverá aviso coletivo de inatividade em 3 meses. Todas as contas inativas há pelo menos 3 meses na data prevista serão notificadas por e-mail de sua inatividade, e avisadas de possível remoção.
- Remoção de contas coletivamente após 6 meses de inatividade — próxima data prevista: 01/01/2025. Todas as contas inativas nesta data há pelo menos 6 meses, e que tenham sido previamente notificadas na etapa anterior, serão removidas dos servidores da Ayom.
Tomada coletiva de decisões
Nossa comunidade opera sob o princípio da Auto-Gestão e da Decisão Democrática. Isso significa que as diretrizes, mudanças de regras e projetos significativos são decididos coletivamente pelos membros, e não impostos por uma autoridade central.
O Lemmy da Ayom é o nosso principal e mais formal canal de deliberação. É onde propostas são apresentadas, debatidas publicamente e submetidas a votação formal, garantindo que a voz de cada membro seja contabilizada.
No entanto, para tratar de assuntos urgentes, complexos que exigem interação imediata, ou para encontros sociais e de planejamento, a comunidade pode pontualmente convocar reuniões abertas virtuais, nossos webchurrascos. Essas reuniões são transparentes e realizadas em plataformas acessíveis, servindo como um espaço complementar ao lemmy para a discussão dinâmica e a consolidação de ideias.
Além de outras deliberações da comunidade, as seguintes decisões devem ser tomadas coletivamente:
- Bloqueio/Silenciamento de instâncias quando não houver violação explícita e declarada das normas de conduta - categoria 1;
- Mudanças nas regras da instância.
Contribua para o funcionamento do coletivo
O ecossistema Ayom, que inclui as plataformas Mastodon, Lemmy, WriteFreely e Podcast e pode vir a incluir outras, é mantido de forma independente e conta com doações recorrentes para a manutenção de sua infraestrutura tecnológica. Prestações de contas e novidades financeiras são publicadas no Lemmy: forum.ayom.media/c/gtgestaointerna
Nossa sugestão de contribuição mensal é de R$5,00 (cinco reais).
- Chave PIX aleatória:
6e610637-6ecb-48d8-994d-fda3020817ed
Por favor, envie o comprovante para 📧 felipesiles@disroot.org, XMPP @felipesiles@suchat.org ou Telegram @felipesiles. O custo mensal para manter o servidor é atualmente de 26 dólares (USD) mensais. Contamos com sua gentileza para manter um ecossistema autogerido!
Quaisquer dúvidas, contate alguém da equipe de moderação à sua escolha.


Achei o texto bem amarrado. É fruto da experiência da moderação. Concordo com os comentários sobre as jurisdições a serem respeitadas e com a inclusão de etarismo na lista de comportamentos indesejáveis.