Vocês ainda conseguem ver a internet como um refúgio?
Ando pensando em como me encontrei bem no Fediverso. Criei até um certo ritual para acessá-lo, que é basicamente logar somente pelo computador. Há coisas que só encontro aqui e nunca vi uma comunidade mais amigável do que esta.
Além disso, por conta da interface complexa “all in one” do #Friendica, consigo participar da dinâmica do microblogue e dos fóruns de discussão sem o menor problema.
Porém o estranho é que o Fediverso é um refúgio virtual para fugir… da internet.
O que vocês pensam a respeito disso?


Acho que nunca vi a Internet como um refúgio, mas sim como um espaço de novidades a explorar. De certo modo, sempre foi, apesar dos pesares, mesmo que precisando de muita interferência, como usar o fork suspeito do Instagram que remove todo o conteúdo que não sigo da timeline, ou ler mangá pelo Tachiyomi em vez de pelos sites, além de ter uns três níveis de adblock, burla de paywall e proteção contra rastreio…
Diria que antes era mais uma feira livre e hoje um safari no coração das trevas, mas para mim sempre foi uma aventura, um espaço aberto de possibilidade, e não um lugar de conforto e acolhimento.
@Cochise @arlon
Você reconhece um escritor pelo texto :smile:
@Cochise
Outro dia falei sobre como encontro prazer em burlar essas lacunas das BigTech. Essa postura, sim, entendo como cyberpunk!
Eu, particularmente, enxergo o Fedi como um lugar de acolhimento, sim. Tanto que temos comunidades as mais diversas aqui. Mas de fato, é difícil ter conforto onde há gente, que nem disse o @oigreslima . Sempre haverá conflitos, e acho que estamos aprendendo a lidar com isso!