Sou só eu ou o lemmy brasileiro precisa de uma comunidade mais ativa ou mais usuários?

Uso o lemmy desde 2022, apoio o lemmy brasileiro no open collective (que acredito que todos que possam fazer sua parte, façam sua parte) e tudo mais, mas sinto falta do público brasileiro aqui.

No r/brasil estão “lançando” redes como o orkut, mas nada mais se fala sobre a instância brasileira no lemmy, acredito que possa ser bom chamar mais gente para cá.

Aquele(a) colega de trabalho que gosta do open source, aquela pessoa que usa linux, aquela pessoa que se interessa sobre privacidade na internet ou pirataria.

  • Arlon@gallinier.fr
    link
    fedilink
    arrow-up
    5
    ·
    1 month ago

    No r/brasil estão “lançando” redes como o orkut

    Como assim, mano? Fala mais disso.

    E quanto à necessidade de membros mais ativos, defendo o incentivo de uma maior integração do Lemmy com outras plataformas. Gosto de discutir com textos de mais fôlego e tenho certeza de que muita gente de outros cantos também.

      • Arlon@gallinier.fr
        link
        fedilink
        arrow-up
        4
        ·
        1 month ago

        @potatoguy

        mas e o lemmy brasileiro?

        Bom, assim, potatoguy, entenda que recriam o Orkut por saudade do passado; criam Lemmys por projeto de um futuro ou ao menos vontade de um novo presente. Isto nós já conseguimos. Agarre-se a isto.

        Estou escrevendo sem ter aberto o link, mas sugiro que evite abrir o Reddit. Não porque é ruim, mas porque ele é um espaço já estabelecido. No Fediverso não há nada estabelecido, estamos participando de um projeto. Isso é muito mais legal!

        • daltux@snac.daltux.net
          link
          fedilink
          arrow-up
          1
          ·
          edit-2
          1 month ago

          #Lemmy é ótimo: pode servir excelentemente para diversos propósitos. Até para blogue em Markdown que permita comentário pelo ActivityPub — basta uma comunidade sem permissão geral para criar postagens. Sou todo favorável a seu fortalecimento. As duas instâncias que conheço melhor, sobretudo https://forum.ayom.media/, que co-administro, assim como https://lemmy.eco.br/, com a qual interagimos bastante, já funcionam bem, em minha opinião. :lemmy:

  • yum@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    5
    ·
    1 month ago

    Sim, tive a oportunidade de falar sobre o lemmy pra alguns conhecidos, que se interessaram, mas não ficaram por aqui por que só tem conteúdo em inglês, basicamente.

    • potatoguy@lemmy.eco.brOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      1 month ago

      Infelizmente tem que ter uma comunidade maior pra todos conseguirem criar seus nichos aqui.

      Também chamei um pessoal que sempre vê o que eu reposto em outros lugares, mas nunca criam contas.

  • CodenameDarlen@lemmy.world
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    1 month ago

    O BR ta fraco aqui mesmo, eu me acostumei a interagir só na gringa desde o Reddit, brasileiro no reddit é extremamente toxico, nunca tive uma boa experiência. Agora aqui, talvez crescendo organicamente pode gerar uma comunidade melhor.

    • Arlon@gallinier.fr
      link
      fedilink
      arrow-up
      5
      ·
      1 month ago

      Acho meio descabida essa obsessão de alguns membros fediversais de ter uma comunidade gigante. Ao meu ver, basta ter gente o suficiente que consiga entender como funciona e respeitar isso. Mais qualidade, menos quantidade.

    • Cabbanis@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      1 month ago

      Nossa o /r/brasil virou so politica depois da eleicao de bolsonaro. Nunca mais recuperou, eles so falam de politica, e chato.

  • Cabbanis@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    1 month ago

    A realidade e que quem quer ver o lemmy mais ativo tem que participar mais e sair convidando os amigos. Mas o pessoal so vai ficar se tiver conteudo interessante e relevante

  • guilhermegnzaga@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    2
    ·
    19 days ago

    Conforme o mundo online for embostificando e a necessidade dos usuários da internet em reaver um contato mais ‘humano’ nas plataformas sociais o próprio destino (ou a militância) vai trazer mais gente pra cá… Para mim: o importante é o que estamos construindo: com todo o esmero e cuidado, cada um acrescentando suas ideias/desabafos/suposições/conspirações nas comunidades que gosta, e principalmente, a geração de um modelo de como resgatar a organicidade dos ambientes virtuais.

    Nós não somos um vilarejo amish em meio a várias metrópoles cyberpunk (comparado com redes sociais das massas) mas sim uma espécie sociedade experimental em desenvolvimento; que não abre mão dos avanços tecnológicos/modernidade para manter a autenticidade própria e resgatar uma determinada era da internet onde era facílimo de distinguir o que era realmente interessante e construtivo de algo que apenas tem a mera intenção de prender a atenção momentânea de um indivíduo (e é claro, eventualmente gerar renda pra alguém) . As pessoas irão gradualmente entender isso e creio que o fediverso será um lugar bem mais ocupado e ativo.

  • Phen@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    1 month ago

    Eu meio que desisti de conteúdo em português no lemmy quando adicionaram o bot puxando os posts do r/brasil pra cá.

    • Arlon@gallinier.fr
      link
      fedilink
      arrow-up
      3
      ·
      1 month ago

      O Mastodon estava quase nesse caminho quando inventaram uma instância que espelhava publicações do Twitter para o Fediverso. Ainda bem que nunca mais vi essa marmota.

    • potatoguy@lemmy.eco.brOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      3
      ·
      1 month ago

      Acho que dá pra fortalecer aqui sem usar coisa de lá, criar uma comunidade com uma cultura própria, sem ser um puxadinho de lá.

      Reinventar o lemmy criando OC e tudo mais.