Uma vez fui ajudar um amigo, chef de cozinha, em sua propriedade num rolê de permacultura, uma espécie de mini-mutirão, já que estavam apenas nós dois e mais uma amiga, bióloga. Ele preparou na primeira noite um dos melhores petiscos que comi na minha vida, e ridiculamente simples de ser preparado: picou tomate e queijo em cubinhos, regou com azeite e espremeu um dente de alho cru em cima. Desde então eu fiquei testando várias outras possibilidades de consumo do alho cru, que além de delicioso possui uma certa picância que com certeza agrada os amantes de pimenta e outros sabores ardentes. Desenvolvi uma receita de macarrão alho e óleo, só que utilizando esses dois últimos ingredientes crus. Cozinho o macarrão (costumo usar pene ou farfale, por achar mais prático) e num prato separado eu coloco alho picado, bastante azeite e temperos a gosto. Essa parte do tempero dá pra ser bem criativo, eu costumo usar açafrão, pimenta, todo tipo de ervas, sal a gosto, queijo parmesão, etc. fica a gosto de cada um. Depois que o macarrão fica pronto você coloca ele nesse prato e mistura bem. Comida muito prática, que dá pra preparar em 10 minutinhos. Outro uso interessante do alho cru me foi ensinado por outro amigo, historiador: você pega alguns dentes de alho e os afunda numa massa de missô japonês. Deixa ali na geladeira e vai usando o missô. Quando o missô acabar você pode pegar esses dentes de alho e comer como petisco, já que o missô vai tirar a ardência e o sabor exagerado que muitas pessoas não gostam (eu amo).

  • MarteA
    link
    fedilink
    Português
    24 months ago

    Nunca pensei em comer alho cru, me dá até uma certa cara feia só de pensar. Mas achei interessante a receita, vou testar.

    O problema deve ser o bafo que fica depois kkkk

    • @felipesilesOPA
      link
      fedilink
      Português
      14 months ago

      O bafo é o preço a se pagar depois de comer esse alimento dos deuses

  • @felipesilesOPA
    link
    fedilink
    Português
    14 months ago

    Ah, e depois que eu como esse macarrão alho e óleo crus eu faço um arremate com um pedaço de pão. Passo bem esse pão no prato até retirar praticamente todo tempero, e coloco esse pão na frigideira pra fazer tipo uma torrada temperada, bom demais!