Para reflexão, possível inspiração ou debate, segue mensagem de correio eletrônico recebida e, depois, a resposta enviada à lista com cópia ao proponente:
[…]
Venho convidá-lo, assim como os membros de suas equipes de desenvolvimento de sistemas, a apoiarem uma pesquisa voltada ao fortalecimento das práticas de privacidade nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
Sou […], Analista de Tecnologia da Informação na […] e discente do curso de Pós-Graduação em Privacidade e Segurança da Informação da […], sob orientação d[…]. Paralelamente, estou em exercício no M[…], atuando no projeto de apoio à implantação […] nas IFES […].
O estudo intitulado “Privacidade de dados no ciclo de vida do software: a perspectiva de profissionais de TI das IFES no Brasil” busca compreender como os princípios de privacidade são percebidos e aplicados em softwares [sic] desenvolvidos e mantidos nas IFES. Para tanto, é essencial contar com a sua participação e também com a participação dos profissionais de sua equipe que atuam no ciclo de vida do software.
O questionário é breve, com 37 perguntas e tempo estimado de 17 minutos para preenchimento. As respostas são anônimas e confidenciais, e o acesso pode ser feito pelo link: 👉
https://forms.gle/[...]
Contamos com o seu apoio para responder e incentivar sua equipe a responder, de modo que possamos mapear desafios, fortalecer a maturidade em privacidade e segurança da informação em nossas IFES.
Em caso de dúvidas, estou à disposição neste e-mail ou pelo WhatsApp: […]
Atenciosamente,
[…] Ministério […]
https://br.linkedin.com/company/[...]
instagramhttps://www.instagram.com/[...]
youtubehttps://www.youtube.com/@[...]
twitterhttps://twitter.com/[...]
[…]
Prezados(as) Colegas:
Agradeço pelo convite, embora venha a declinar. Eu gostaria muito de participar, se não fosse, necessariamente, justamente por meio dos principais motivos de potencial comprometimento da privacidade e sobretudo da autonomia nas instituições: Google Workspace e WhatsApp Messenger, incluindo esta mensagem que lamentavelmente será processada pelo primeiro fornecedor e que, como praxe, segue assinada com a chave pública em anexo que permite enviarem-me mensagens cifradas, no padrão OpenPGP, cujo conteúdo será legível apenas por máquinas sob meu controle.
Os programas requeridos são software privativo, que negam as liberdades essenciais que todas as pessoas (institucionais e individuais) merecem e certamente comprometem sua privacidade. “Quero um tipo diferente de mundo e, ao declinar seu uso hoje, estou dando um passo em direção a esse mundo”. Cf. https://www.gnu.org/philosophy/saying-no-even-once.pt-br.html
Estou à disposição de quem tiver real interesse em descobrir como, paulatinamente que seja, se libertar dessa dependência. Para a produção de formulários de pesquisas, uma sugestão poderia ser utilizar, por exemplo, CryptPad (AGPLv3+).
At.te,
[…]
deleted by creator