Salve gente, desde a crise no nosso Nextcloud, venho mantendo conversas com a comunidade Ayom no nosso XMPP, e também com o @daltux@forum.ayom.media e o @pedro@ayom.media, que são as pessoas à frente da questão mais técnica do nosso servidor. Alguns assuntos que foram debatidos e podem interessar à comunidade:

• Daltux colocou uma barreira mais rígida de cache para o Mastodon, porque ele estava comendo muita memória do servidor;
  • Discutimos, a comunidade pelo XMPP, se valia a pena ou não manter este fórum, chegamos ao consenso que sim, porque ele não consome muita memória no servidor, e por mais que não esteja sendo usado com tanta frequência tem registros importantes e interessantes do histórico da Ayom;
  • Propus assim que solucionarmos a questão do Nextcloud dar um tempo para que todos façam backup de seus arquivos e depois encerrar o serviço, pois entendo que é delicado para a Ayom com uma estrutura toda feita por voluntários ter uma responsabilidade desse tamanho que são os arquivos pessoais de seus membros;
  • Sugeri no grupo de XMPP do TI que hospedássemos um serviço de pad, para criação coletiva de textos;
  • O Writefreely da Ayom, meu xodozinho, consome uma memória irrisória do nosso servidor e vem tendo um fluxo muito legal, na minha humilde opinião, considerando custo-benefício, é a nossa melhor ferramenta;
  • Eu, Daltux e Pedro estamos conversando ultimamente do papel social e político da Ayom, e eu fiquei aqui pensando em dar uma movimentada na nossa ferramenta de hospedar podcasts, convidando criadores a migrarem suas feeds para nosso servidor. Com isso eles economizam e nós teremos uma cartela de podcasts mais diversa para oferecer.