Não tenho a resposta para essa pergunta, mas convido vocês a assistirem o documentário Untold: Liver King (o rei do fígado) da Netflix. É um raio-x muito, muito interessante das consequências sociais do discurso estadunidense.
A riqueza cultural do Brasil e países sul-americanos é um patrimônio mundial que me surpreende diariamente. Nós precisamos lutar com unhas e dentes contra os interesses privados que querem nos destruir.
Concordo muito com o que você disse. Mas se você olhar para a história do Brasil ,as classes dominantes sempre foram anti nacionais. O que chamamos de cultura brasileira surgiu nas periferias,favelas, rincões do Brasil… O mesmo acontece hoje. Porém temos um ataque sistemático nunca antes visto: o uso das redes sociais contra as população mais pobres. A xenofobia, nazismo, intolerância religiosa, etc são amplamente difundidas nas redes sociais (inclusive por patrocínio), o crescente número de ataques em escolas é um reflexo disso.
Como consequência podemos ter um agravamento da situação de extermínio que já existe no país: o massacre da população negra pela polícia/“cidadão de bem” é uma realidade antiga. Tudo aquilo que desafia e fere a “cultura produto” pode ser visto como algo que precisa ser eliminado. Pelo bem do shareholder.
Verdade, muito bem observado