Salve federação! Na última quarta-feira tomei a iniciativa de retomada da webcerveja, o nosso encontro online regular para jogar conversa fora ao vivo. Pra ser bem sincero, por ser uma retomada, achei que o encontro seria bem miado, mas até que a participação me surpreendeu positivamente. Participaram do encontro: @jaguarete@forum.ayom.media @gloostao@forum.ayom.media @daltux@forum.ayom.media @maotongzhi@forum.ayom.media e @pensadorlouco@kolektiva.social. Usamos como ferramenta o Audon, que é um software livre, de código aberto, integrado ao Mastodon, que funciona mais ou menos como o Spaces do finado Twitter. O encontro rolou na quarta-feira, dia 04/06/2025 às 20h.

Em relação às nossas webcervejas anteriores, mudei duas coisas: o software (utilizávamos o Jitsi) e abri o link não só para a comunidade Ayom, mas para todo o Mastodon, divulgando o link no meu perfil pessoal. Com relação a abrir o link para todo Mastodon, vou manter dessa forma, acredito que foi muito positiva a participação do Pensador Louco, e acho que mais amizades federadas chegando junto vai ser muito bom. Se algum dia começarmos a ter problemas, revemos esse ponto. Com relação ao uso do Audon em detrimento do Jitsi, minhas impressões:

• O Audon é uma ferramenta pensada para palestras, então o host acaba sendo o único com direito de falar, e as outras pessoas precisam solicitar para falar. Depois que a gente entende a dinâmica não é muito difícil, mas não me pareceu muito intuitivo para quem está chegando. Considerei para o nosso uso, um ponto negativo, porém contornável;
  • Outro ponto negativo é que ele não dispõe de chat escrito;
  • Mais um ponto negativo: não dá criar eventos com antecedência e divulgar o link muito antes, como acontece no Jitsi;
  • Pontos positivos: prático, dá pra logar com a conta do Mastodon mesmo e design bem minimalista, com poucos recursos, porém só os recursos essenciais.

Pensando no aspecto da acessibilidade, nosso amigo deficinete visual Jaguarete elogiou o minimalismo da ferramenta, disse que pra condição dele isso facilita muito, mas sentiu falta do chat escrito. Minha sugestão é fazermos na próxima quarta pelo Jitsi Meet mesmo ou testar outra ferramenta. Lembrando que vamos evitar usar ferramentas da big tech, acredito que é muito importante na experiência das relações dentro da federação o uso de ferramentas livres e alternativas. Então, até segunda ordem, vamos fazer a próxima no Jitsi Meet, a não ser que alguém sugira uma outra ferramenta pra gente testar.

Fiquem à vontade para fazer sugestões para nossa webcerveja: horário, se preferem com tema definido ou pauta livre. Só o dia que vou manter na quarta mesmo, que calhou de ser meu dia da semana um pouco mais flexível. Se alguém quiser organizar uma outra webcerveja outro dia da semana, fiquem a vontade, mas essa webcerveja sob minha iniciativa será às quartas mesmo, conforme a minha disponibilidade. Se optarmos por fazer as webcervejas no Jitsi, um ponto positivo é que dá pra manter um link fixo, e mesmo nas quartas que eu não puder participar outra pessoa pode abrir a sala.

Por enquanto é isso, foi muito bom encontrar vocês, até a próxima!!!