Salve povaria, tudo bem? Estou criando essa discussão porque venho observando de uns tempos pra cá um certo abandono em relação à AYOM, um menor engajamento dos membros, tanto no ponto de vista da contribuição financeira e material, como em relação ao próprio trabalho na instância. Acredito que esse processo ficou escancarado quando o Mastodon deixou de atualizar a feed principal por dois dias e, tanto eu como o Daltux (que considero as duas únicas pessoas que ainda estão ativamente trabalhando na Ayom), demoramos para perceber e corrigir a falha, justamente por nossas correrias cotidianas. Eu acho que tem algumas explicações pra coisa ter chegado nesse ponto, na minha humilde opinião, tem alguns fatores, como:

• algumas pessoas bastante engajadas na comunidade, como a Nanda e a Marte, não estão mais utilizando o Mastodon e, aparentemente, estão com menos atividade online (pelo menos dentro da federação);
  • acredito que houve um certo “boom” e um frisson da federação (motivado principalmente por pessoas procurando alternativas à big tech, quando essas fizeram cagadas), mas que já está passando, e agora resta a galera mais engajada na federação, que são poucas pessoas, relativamente;
  • acho que o fato de não ter mais havido a webcerveja desarticulou um pouco os nossos laços enquanto grupo/comunidade de amigos. Também acho que a migração do nosso chat para o XMPP teve alguns prós, mas acho que foi uma barreira para a integração da maioria nessa comunidade.

Eu, sinceramente, gostaria muito que a Ayom continuasse e, pra mim, tá fora de cogitação que ela acabe, seria um transtorno muito grande pra minha pessoa, já que eu teria que migrar o conteúdo e inúmeros serviços que estão hospedados nela para outros servidores (os que mais me causariam transtorno seriam o blogue e o nextcloud). E, caso assim como eu, tem mais gente que queira que a Ayom continue existindo e saudável, eu tenho algumas proposições, vejam se concordam com elas:

• voltar a webcerveja, podemos fazer uma enquete para saber o melhor dia, mas eu gosto da quarta-feira à noite que sempre foi o dia que funcionou melhor;
  • criar uma campanha no apoia.se ou em qualquer crowfunding para automatizar as contribuições financeiras, e a gente não precisar ficar tendo o trabalho de lembrar as pessoas de fazer a contribuição mensal;
  • colocar mais gente na moderação, inclusive o @eme@ayom.media se ofereceu pra ajudar;
  • essa é a medida mais polêmica, não me cancelem kkkkk, mas eu acho que somente os grupos de trabalho deveriam ser no XMPP, o grupão da galera, o chat do povão, pra jogar conversa fora, na minha opnião deveria ser em algum app mais popular, que as pessoas costumam já abrir no seu dia-a-dia, como o Telegram, Discord ou até mesmo o famigerado WhatsApp, por que não? Já estou vendo que é impossível fugir dele, está no inferno, abraça o capeta kkkk, embora a minha preferência ainda seja o Telegram. Lembrando que o nosso canal do Discord ainda existe e daria pra reativar.
  • johnA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    1 month ago

alow! tb acho que as webcervejas são fundamentais. nelas a gente conseguia agilizar mais a gestão da ayom, é melhor pra incluir quem tá chegando e era divertido po. minha sugestão é que a gente defina uma frequência. tipo 1ª quarta e 3ª quinta de todo mês, sei lá.

sobre o grupo, acho legal ter tb. eu faria até no zap mesmo pra ter a barra de entrada mais baixa possível. telegram tb acho uma boa, apesar de achar que é uma camada de complicação que eu não consigo justificar. signal eu temo que começa a cair na troca do 6 por meia dúzia…