Salve povaria, tudo bem? Estou criando essa discussão porque venho observando de uns tempos pra cá um certo abandono em relação à AYOM, um menor engajamento dos membros, tanto no ponto de vista da contribuição financeira e material, como em relação ao próprio trabalho na instância. Acredito que esse processo ficou escancarado quando o Mastodon deixou de atualizar a feed principal por dois dias e, tanto eu como o Daltux (que considero as duas únicas pessoas que ainda estão ativamente trabalhando na Ayom), demoramos para perceber e corrigir a falha, justamente por nossas correrias cotidianas. Eu acho que tem algumas explicações pra coisa ter chegado nesse ponto, na minha humilde opinião, tem alguns fatores, como:

• algumas pessoas bastante engajadas na comunidade, como a Nanda e a Marte, não estão mais utilizando o Mastodon e, aparentemente, estão com menos atividade online (pelo menos dentro da federação);
  • acredito que houve um certo “boom” e um frisson da federação (motivado principalmente por pessoas procurando alternativas à big tech, quando essas fizeram cagadas), mas que já está passando, e agora resta a galera mais engajada na federação, que são poucas pessoas, relativamente;
  • acho que o fato de não ter mais havido a webcerveja desarticulou um pouco os nossos laços enquanto grupo/comunidade de amigos. Também acho que a migração do nosso chat para o XMPP teve alguns prós, mas acho que foi uma barreira para a integração da maioria nessa comunidade.

Eu, sinceramente, gostaria muito que a Ayom continuasse e, pra mim, tá fora de cogitação que ela acabe, seria um transtorno muito grande pra minha pessoa, já que eu teria que migrar o conteúdo e inúmeros serviços que estão hospedados nela para outros servidores (os que mais me causariam transtorno seriam o blogue e o nextcloud). E, caso assim como eu, tem mais gente que queira que a Ayom continue existindo e saudável, eu tenho algumas proposições, vejam se concordam com elas:

• voltar a webcerveja, podemos fazer uma enquete para saber o melhor dia, mas eu gosto da quarta-feira à noite que sempre foi o dia que funcionou melhor;
  • criar uma campanha no apoia.se ou em qualquer crowfunding para automatizar as contribuições financeiras, e a gente não precisar ficar tendo o trabalho de lembrar as pessoas de fazer a contribuição mensal;
  • colocar mais gente na moderação, inclusive o @eme@ayom.media se ofereceu pra ajudar;
  • essa é a medida mais polêmica, não me cancelem kkkkk, mas eu acho que somente os grupos de trabalho deveriam ser no XMPP, o grupão da galera, o chat do povão, pra jogar conversa fora, na minha opnião deveria ser em algum app mais popular, que as pessoas costumam já abrir no seu dia-a-dia, como o Telegram, Discord ou até mesmo o famigerado WhatsApp, por que não? Já estou vendo que é impossível fugir dele, está no inferno, abraça o capeta kkkk, embora a minha preferência ainda seja o Telegram. Lembrando que o nosso canal do Discord ainda existe e daria pra reativar.
  • DaltuxA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    2 months ago

O “Quartinho da TI” precisa muito de pessoas especializadas, principalmente se quisermos não só manter o que está funcionando como fazer melhorias. Por exemplo, está na fila há meses instalarmos o Pixelfed e eu ainda não consegui tempo para executar. Além disso, não é interessante depender apenas de mim ou, em última instância, do Pedro. Semana passada, demoramos pra perceber o enrosco e eu demorei até sacar motivo, mais ainda até vislumbrar solução e resolver. Idealmente, demandamos mais gente técnica, porém, como já comentei há uns dias no Mastodon, a galera que puder se engajar de alguma maneira, fazer o meio de campo, entrar em contato quando há problema, já será de “grandessíssima” (falando como Chaves) ajuda.

Sobre os meios de conversa mais síncrona, qualquer coisa não livre dá meio que na mesma. O único desses que fica ligado aqui é o famigerado e onipresente WhatsApp e somente porque, sem ele, as pessoas e, pior ainda, as instituições de vários tipos sequer me considerarão vivo… Pensava que os motivos pelos quais alguém entra nas mídias sociais “alternativas” seriam semelhantes aos que as levariam a buscar meios de comunicação diferentes. Não queremos depender das organizações que os oferecem. Somos resistência, mas, uma andorinha só não faz verão, então não sei. Fica a reflexão.

• felipesilesOPMA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      2 months ago

Pois é, eu levantei essa bola do chat em grupo, mas pensei melhor aqui no nosso histórico e toda vez o chat ficou parado depois de um tempo, inclusive quando foi no Telegram e no Discord, talvez a ideia de retomar a web cerveja seja mais importante, sendo que a gente já chegou a fazer webcerveja sem nem ter chat, com as pessoas mandando o link no inbox do Mastodon. Estou desconfiado aqui, que mais importante do que mais um grupo de mensagens que vai com o tempo morrer mesmo é voltar a organizar esse encontro.

• DaltuxA
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        1
        ·
        edit-2
        1 month ago

Segue pertinente comentário de Nanda in the shadows enviado à nossa sala XMPP chat-ayom@salas.suchat.org, replicado aqui sob autorização:

Como espaço de resistência, é coerente apoiar o uso de federação e software aberto em todas as frentes e mesmo nos chats da ayom. Hoje o xmpp aparece como a opção menos pior. Incentivar zap, telegram, matrix e mesmo signal é um recuo ideológico… ainda que a galera já esteja usando e tenha os aplicativos instalados. Porque adotando a ferramenta mainstream você tá adicionando mais valor àquela plataforma e tornando mais difícil que as pessoas deixem de usá-la.

Como espaço de conversa pública o writefreely, o lemmy e o próprio mastodon são os caminhos que a ayom deveria incentivar. Se o papo é pra ter conversas íntimas, uma videoconferência tipo jitsi seria melhor que um grupão de zap, que vira mais um espaço pra moderar e mais um lugar em que a galera silencia as notificações…

É isso que tenho a dizer. […]