"Periodicamente, vejo pessoas chateadas que #Bluesky se tornou a alternativa padrão para #Twitter em vez de #Mastodon. Então, precisamos entender por que isso aconteceu:

- Bluesky simplesmente tem uma interface do usuário / UX melhor para os usuários do Twitter do que o Mastodon porque basicamente é o Twitter, enquanto o Mastodon é sua própria coisa.
- Quando a migração do Twitter aconteceu em novembro de 2022, aqueles que conseguiram uma conta do Mastodon descobriram que navegar pelas normas sociais não escritas do Mastodon era difícil.
- O Mastodon já tinha uma comunidade pré-existente, que entrou em conflito com o Twitter - enquanto não havia comunidade no Bluesky quando os usuários do Twitter migraram para lá.
- Certos grupos marginalizados, como os negros, encontraram um ambiente hostil aqui, e muitos que ficaram permanecem aqui porque acreditam na tecnologia, apesar da comunidade que existe em torno dela.

Não posso subestimar o papel que a descoberta social teve nisso. No Bluesky é fácil encontrar pessoas e tópicos que são relevantes para os usuários, enquanto no Mastodon isso requer muito trabalho pesado.

Dito isto, há um lado bom. O Bluesky não deve descentralizar e a empresa aliena sua base de usuários - o que é inevitável - para onde irão os usuários do Bluesky?
Obviamente, para Mastodon.

Mas quando isso acontece, precisamos nos preparar para a eventual migração e construir um ambiente melhor para os usuários do Bluesky virem aqui."

#fediverso @academicos @fediverso @fediverse @internet (pode seguir e marcar para falar sobre os temas)

@atomicpoet https://atomicpoet.org/objects/d7ac8856-7636-4766-a3af-03ada06a5fdf

• felipesilesMA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    edit-2
    4 months ago

Eu acho que não vai rolar essa diáspora do BlueSky para o Mastodon, porque não acho que as pessoas tenham ido pra lá por causa da descentralização, acho que simplesmente foram para um clone do Twitter, inclusive feito pelo mesmo criador. Acho que as pessoas só sairiam de lá se a plataforma der uma guinada para a extrema direita, assim como fez o Xwitter, e mesmo assim vai ter gente que vai ficar, assim como tem gente progressista que continua no esgoto do Elon Musk.

• felipesilesMA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      1
      ·
      4 months ago

Dito isso, eu não tenho essa “rivalidade” ou ranço com o BlueSky que a galera da Federação muitas vezes têm. Acho melhor as pessoas estarem lá do que no Xwitter ou no Instagram. Acho difícil o Mastodon virar uma plataforma popular de verdade, por uma série de motivos. Acredito que ele cumpre bem seu papel de ferramenta de nicho, e não vejo problema nisso.