"Periodicamente, vejo pessoas chateadas que #Bluesky se tornou a alternativa padrão para #Twitter em vez de #Mastodon. Então, precisamos entender por que isso aconteceu:

- Bluesky simplesmente tem uma interface do usuário / UX melhor para os usuários do Twitter do que o Mastodon porque basicamente é o Twitter, enquanto o Mastodon é sua própria coisa.
- Quando a migração do Twitter aconteceu em novembro de 2022, aqueles que conseguiram uma conta do Mastodon descobriram que navegar pelas normas sociais não escritas do Mastodon era difícil.
- O Mastodon já tinha uma comunidade pré-existente, que entrou em conflito com o Twitter - enquanto não havia comunidade no Bluesky quando os usuários do Twitter migraram para lá.
- Certos grupos marginalizados, como os negros, encontraram um ambiente hostil aqui, e muitos que ficaram permanecem aqui porque acreditam na tecnologia, apesar da comunidade que existe em torno dela.

Não posso subestimar o papel que a descoberta social teve nisso. No Bluesky é fácil encontrar pessoas e tópicos que são relevantes para os usuários, enquanto no Mastodon isso requer muito trabalho pesado.

Dito isto, há um lado bom. O Bluesky não deve descentralizar e a empresa aliena sua base de usuários - o que é inevitável - para onde irão os usuários do Bluesky?
Obviamente, para Mastodon.

Mas quando isso acontece, precisamos nos preparar para a eventual migração e construir um ambiente melhor para os usuários do Bluesky virem aqui."

#fediverso @academicos @fediverso @fediverse @internet (pode seguir e marcar para falar sobre os temas)

@atomicpoet https://atomicpoet.org/objects/d7ac8856-7636-4766-a3af-03ada06a5fdf

• felipesilesMA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    4 months ago

Dito isso, eu não tenho essa “rivalidade” ou ranço com o BlueSky que a galera da Federação muitas vezes têm. Acho melhor as pessoas estarem lá do que no Xwitter ou no Instagram. Acho difícil o Mastodon virar uma plataforma popular de verdade, por uma série de motivos. Acredito que ele cumpre bem seu papel de ferramenta de nicho, e não vejo problema nisso.