- cross-posted to:
- linux@lemmy.eco.br
- cross-posted to:
- linux@lemmy.eco.br
Gostei do seu relato. Agora, vou recomendar uma distro aqui que é odiada por alguns mas que realmente te ensina a personalizar seu Linux e entender coisas a fundo como compilação e boa parte do que esses Linux (prontos, por assim dizer) não proporcionam Recomendo você testar o Slackware, é uma distro um tanto complicada de se iniciar, principalmente porque 80% das pessoas param na hora de habilitar a interface gráfica. O slack é a distribuição mais antiga em manutenção e tem suas compilações feitas pelo mesmo cara (Patrick Volkerding) desde os anos 90. Não é a solução mais prática, porém vai te ensinar o Linux linux mesmo, eu acho que é a distro mais " UNIX like " e se um dia você se interessar em tarefas avançadas como configurar o kernel dele para melhor desempenho da sua máquina; eu duvido muito que vc encontre um sistema mais rápido e efetivo. Tenta lá! Slackware !
Eita, já me bati com Debian, imagina com Slackware 👀
Muito bacana os seus relatos! tenho certeza que podem contribuir bastante para novos igressantes no linux, bem como, usuários já mais experientes.
Valeu! Revisitando meu relato, acho que alguns preciosismos meus dificultaram desnecessariamente a adaptação — optar pelo KDE Plasma “limpo”, em vez do ambiente padrão do Debian, criou vários pontos de atrito. Esses preciosismos foram legais para expor algumas partes menos óbvias do sistema/ensinar-me a resolver uns pepinos, mas poderia ter passado sem, hehehe.
Sempre é assim, acho que essas pedras no caminho aparecem de uma forma ou outra, porém, de qualquer forma o aprendizado sempre fica.
apesar de ser meio inchadinho, acho o KDE neon uma distro maravilhosa e que ja vem pré-configurada com uns padrões bem bons. A vantagem é que o KDE inteiro funciona redondinho e integrado, além de ser baseado em ubuntu.
Não cheguei a testar o KDE Neon. Talvez seja uma impressão equivocada, mas de tudo que li, me pareceu um negócio mais para testar novas versões do KDE Plasma do que para uso normal.