Usando soquetes UNIX na comunicação com o Mastodon
Ensino nesse link como fazer o nginx se comunicar com o Mastodon usando soquetes UNIX em vez de soquetes de rede TCP/IP.
Isso faz a comunicação entre os dois softwares acontecer entre processos na mesma máquina em vez de usar um protocolo de rede como intermediário, o que adiciona overhead.
Assim a troca de informações se dará de forma mais rápida e leve.
:msn_connecting: https://jardim.social.br/administradores/unix-socket/
Eu ia explicar também como fazer a comunicação entre o Mastodon e o PostgreSQL acontecer via soquetes UNIX mas meu setup é diferente (e usa o pgBouncer) e não pude testar, então melhor não dar a dica errado.
@cadusilva @fediadminbr soquetes UNIX são incríveis!! sempre que possível eu gosto de usá-los :D
@arcstur @fediadminbr se você tiver o caminho das pedras sobre a comunicação Mastodon-PostgreSQL, eu adiciono na página do link :ms_slight_smile:


