Usando soquetes UNIX na comunicação com o Mastodon

Ensino nesse link como fazer o nginx se comunicar com o Mastodon usando soquetes UNIX em vez de soquetes de rede TCP/IP.

Isso faz a comunicação entre os dois softwares acontecer entre processos na mesma máquina em vez de usar um protocolo de rede como intermediário, o que adiciona overhead.

Assim a troca de informações se dará de forma mais rápida e leve.

:msn_connecting: https://jardim.social.br/administradores/unix-socket/

Eu ia explicar também como fazer a comunicação entre o Mastodon e o PostgreSQL acontecer via soquetes UNIX mas meu setup é diferente (e usa o pgBouncer) e não pude testar, então melhor não dar a dica errado.

@fediadminbr

#FediAdminBR #MastoAdmin