Hoje aconteceu-me pela primeira vez: o f-droid propos-me uma atualização duma app (que ainda não explorei muito bem, mas pensava faze-lo em breve) e eu fui atualizar. O google play protect bloqueou a atualização.
A app em questão é a flexify.
Existe um issue recente no github.
Tentei determinar se houve grandes mexidas no código recentemente, mas não me pareceu. Também, para introduzir uma vulnerabilidade não é preciso grandes alterações…
O que acham?
São já reflexos da política de segurança da google?
Normalmente o google bloqueia por padrão apps de lojas não oficiais por questões de “segurança” quando a funcionalidade “play protect” está ativada. Isso não significa necessáriamente que o app seja malicioso, até porque o F-droid é conhecido pelo seu foco em apps privados, de código aberto e auditado pela comunidade antes de serem publicados. Para resolver o problema deves desativar a funcionalidade “play protect” nas definições do “play store” para puderes usar apps de lojas não oficiais.
Bom, boas notícias. Acho eu.
Hoje recebi nova proposta de atualização do mesmo software (!) e de um outro também (NewPipe).
Não tive problema em atualizar nenhum dos dois. O que quer dizer que não era um problema do f-droid. Esta era a notícia boa.
A notícia má é que então era um problema do flexify! Como tentou atualização há dois dias e novamente hoje, imagino que tenham cometido algum erro anteontem e tenham corrigido hoje. Convém manter debaixo de olho, não vá ter sido introduzida alguma vulnerabilidade, ou ter sido comprometida a integridade do repositório, ou ter sido comprado/roubado/… Isto é tudo muito confuso!
Neste caso o aviso do google play protect não foi mau.
Viva. Eu tenho a “play protect” desativada… Acabo por ter mais confiança no F-Droid acho eu… 🙄
Eu também confio no f-droid, mas tem havido um ataque que consiste no atacante apoderar-se duma aplicação até então válida e introduzir algum código malicioso (seja por ter sido abandonada, seja por ter sido vendida, etc.).
Resumindo: o que eu não sei é o que esteve por trás desta alteração (até aqui nunca me perguntou nada). Vou esperar para ver o que acontece quando outra aplicação do f-droid se tentar atualizar…