A imagem acima é uma captura de Titanfall 2 (2016), game que joguei do início ao fim no último domingo. Estava em busca de algo bem feito, imersivo, com bom visual e narrativa cuja campanha durasse entre 6 e 8 horas, no máximo. Foi exatamente isso que ele entregou. Aproveitando a empolgação pós-jogo, gostaria de compartilhar um pouco sobre essa “categoria”.
Minha vida gamística passou por: Turbo Game, SNES, PC, Xbox 360 e, novamente, PC. Por conta da mudança drástica de console para PC, no início dos anos 2000, não tive a experiência de jogar algumas franquias famosas iniciadas no Playstation. Por outro lado, tive contato com muitos jogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS), que é um dos meus gêneros favoritos até hoje.
Quando Call of Duty 4 - Modern Warfare foi lançado, em 2007, vi se formar ali um filão que, felizmente, se encaixava no meu gosto pessoal à época: FPS de grande orçamento, com uma narrativa envolvente e imersiva. De 2010 em diante, joguei as continuações de Modern Warfare e também Halo Reach.
Em 2022, depois de um hiato, revisitei minha biblioteca Steam e incluí alguns jogos. Dentre eles, Bulletstorm: Full Clip Edition (2017), versão remasterizada do jogo de 2011. Peguei para jogar num feriado e virei a noite até finalizá-lo. O que mais gostei foram das coisas inusitadas, perspectivas de cenários, assim como a jogabilidade (o personagem usa uma espécie de corda energética que puxa e arremessa os inimigos).
Agora, em 2025, Titanfall 2 trouxe de volta essas sensações. Seu enredo soa um tanto batido, os personagens não cativam, mas ele tem aquele ritmo frenético que te estimula a jogar a próxima fase. O destaque vai para a corrida na parede e deslizada no chão, no melhor estilo “parkour” de Mirror’s Edge (2008) e um dispositivo temporal que alterna entre passado e presente enquanto você percorre o ambiente. E claro: você também pilota um robô.
Em suma: são jogos que proporcionam uma experiência completa (começo, meio e fim) sem precisar de DLCs e que não exigem dedicação de dezenas de horas. Além disso, possuem um bom fator “replay”. Quais jogos que vocês curtem e que se enquadram mais ou menos nessa categoria?

Tem Dusk, que eu tava querendo jogar, mas não sei se é tão curto, mas é bem ágil na gameplay, tem uma atmosfera que parece massa.
Acho que possa ser um jogo parecido com o que você tá procurando.
É curto sim, pelo que vi no HowLongToBeat, são 7 horas e meia. Com essa jogabilidade, já joguei recentemente Quake I, II e o Wrack. Mas nesse estilo mais old school, prefiro jogar os antigos mesmo, ainda há muitos deles que não joguei.