O estado do Amapá é casa para o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), em plena Floresta Amazônica.
As árvores da Amazônia costumam, assim como boa parte das árvores de florestas tropicais, serem relativamente baixas (até 30m de altura) e com diâmetros menores. Entretanto, no PNMT, é possível encontrar gigantes da espécie angelim-vermelho com mais de 80m de altura, e isso vem gerando curiosidade dos estudiosos de árvores tropicais. Fenômeno semelhante ocorre, por exemplo, na Floresta de Bornéu, na Malásia, do outro lado do mundo.
Essa reportagem da Revista Fapesp conta um pouco do processo de pesquisa envolvendo essas árvores, que busca explicar como, apesar de todas as dificuldades impostas para climas tropicais a árvores de tamanhos gigantes, as árvores do PNMT conseguem chegar a essas alturas.
Também é possível ver um vídeo de 10 minutos mostrando uma expedição recente de instalação de pesquisa no Parque aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MjDk5FkgLYs (nesse vídeo, não há recursos de acessibilidade disponíveis, tais quais descrição de imagens, legendas em português, interpretação em Libras, etc.)