Olá pessoal!
Estou cursando a disciplina de Requisitos de Software (2º semestre de Engenharia de Software – UDESC) e preciso realizar um trabalho prático que envolve elaborar um Documento de Especificação de Requisitos (DER) real, com acompanhamento de um “cliente” para validação, reuniões e assinatura de alguns documentos (termo de aceite, compromisso e atas).
O tema do software é totalmente livre — pode ser qualquer coisa. De preferência, eu gostaria de trabalhar com algo relacionado a open source, Linux, privacidade, segurança, federação ou P2P.
É totalmente de graça, e esse trabalho específico faz parte de um projeto de extensão da universidade.
- Você terá um DER completo, bem estruturado e revisado academicamente.
- Vamos fazer reuniões para levantar e validar os requisitos, o que ajuda a clarificar objetivos e funcionalidades do seu projeto.
- Você participa como “cliente”, mas sem custo algum, e ainda recebe um material técnico que pode ser usado futuramente para desenvolvimento, captação ou organização interna.
Se alguém ou algum grupo tiver um projeto (ou ideia de projeto) e topar me ajudar participando como cliente, me responde aqui ou manda uma mensagem privada!
Aqui está tudo que vai ter no trabalho:
-
INTRODUÇÃO Propósito do Documento
-
VISÃO GERAL DO SISTEMA Descrição da empresa/projeto do Cliente Descrição do Contexto ao qual o Sistema se aplica Descrição dos Problemas do Contexto Descrição do Propósito do Sistema Definição do Escopo – Funcionalidades Gerais
-
DICIONÁRIO DE DADOS Registro dos principais dados levantados Significados Fontes
-
SOLUÇÕES CORRELATAS Soluções similares Nome, telas, similaridades e diferenças Tabela comparativa de requisitos
-
ATORES DO SISTEMA Descrição dos atores Papéis Funções nos processos automatizados
-
MODELOS DO SISTEMA Diagrama de Casos de Uso Diagrama de Atividades Diagrama de Estados Diagrama de Classes
-
CASOS DE USO 2.0 ID, Título, Módulo Descrição Atores Pré-condições Fluxo Principal Fluxos Alternativos Fluxos de Exceção Pós-condições
-
HISTÓRIAS DE USUÁRIO ID, Título, Prioridade, Estimativa História de Usuário (requisito) Passo a passo Critérios de Aceitação
-
REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS (RNF) ID, Categoria, Data, Versão Fonte, Responsável Descrição
-
REGRAS DE NEGÓCIO (RN) Lista indexada de regras de negócio ID e Descrição
-
ESTRUTURAS DE DADOS (ED) Lista indexada de estruturas de dados ID, Descrição, Dados
-
MENSAGENS DO SISTEMA (MSG) ID, Categoria, Mensagem
-
MATRIZES DE RASTREABILIDADE Requisitos Funcionais x Requisitos Funcionais Requisitos Funcionais x Requisitos Não Funcionais Requisitos Funcionais x Regras de Negócio