Recentemente, decidi me livrar das BigTechs de tecnologia - especialmente a Google, Meta e X. Estou optando por plataformas opensource, onde eu possa ter um foco maior na minha privacidade e controle dos meus dados.
Navegador padrão:
Estou usando o Firefox com o DuckDuck Go como mecanismo de pesquisa + extensões. Porém, ainda mantenho o Google Chrome, pois tenho que pegar todas senhas salvas no Google password, trocá-las e cadastrar no Proton Pass.
Os serviços da Google como Gmail, Drive, Photos, Agenda, etc, eu troquei pelos da Proton. Mantenho apenas um Gmail fantasma que serve para lixo eletrônico, propagandas, spams e como e-mail de recuperação do principal. No e-mail principal, que é o ProtonMail, eu mantenho e-mails importantes.
A Google Play Store eu troquei pelo F-droid, que permite instalar apps que não estão na Play Store e a Aurora Store que permite baixar apps que estão na Play Store sem precisar de uma conta Google.
De mensageiros ainda estou utilizando o WhatsApp, WhatsApp Business, pois a maioria dos meus amigos próximos, familiares e colegas de trabalho utilizam e não tem como fugir disso. Uso o Telegram também.
Porém, estou testando o Signal e ou outros apps semelhantes, ficarei com o que achar melhor.
O X (antigo Twitter), eu substituí pelo BlueSky, o Instagram e Facebook eu deletei, não sinto falta deles, então não vejo necessidade de substituí-los. No lugar do Reddit, estou utilizando o Lemmy.
O YouTube eu acredito que irei manter, mas sem ser logado, não gostei da interface do NewPipe. Porém, acho que usarei ele no Firefox para fugir dos anúncios e utilizar alguma extensão que limpe a minha home principal.
Obrigado pela atenção, se quiserem mandar mais sugestões, eu aceito.
farje Eu uso esse também.