As big techs são inimigas de classe. A estratégia de comunicação dos comunistas precisa ir além delas
Temos bastante gente aqui na Federação que está em organizações de esquerda. Acho que precisamos começar a fazer esse trabalho de defender, dentro delas, a construção de espaços de comunicação alternativos. Esse é um texto que eu andei para a Tribuna de Debates do congresso do PCdoB, com o argumento de usar a Federação sem abandonar as redes imperialistas.
Talvez possamos ir lapidando argumentos de modo coletivo.
Parabéns pelo texto, eu tenho pensado muito que uma estratégia que pode ser válida pra trazer as pessoas pra federação é oferecer serviços federados que resolvam demandas práticas dos movimentos e partidos, principalmente naquilo que a big tech não oferece. Um bom exemplo é o Gancio, não conheço nenhuma ferramenta da big tech que oferece a possibilidade de gerar um site com a agenda de um coletivo como ele faz. Aí a partir do momento em que as pessoas já usam ferramentas como essa, dá pra ensinar que ela conversa com o Mastodon e outras aplicações. Trabalho de formiguinha e de paciência, mas acho que vale o teste. Eu quero muito hospedar uma instância do Gancio para divulgar os shows dos artistas da minha cidade, para trazer a galera pra federação aos poucos.