Argumentos a favor da esquerda revolucionária manter as próprias plataformas sociais na internet, em vez de usar somente as plataformas sociais das big techs.

A ideia é que esses espaços sejam pensados como o fundo do “funil de conteúdo” que muitos camaradas da agitação e propaganda fazem, reservando para as redes corporativas apenas o papel de topo do funil.

  • r2castro@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    edit-2
    17 days ago

    Entrei puto e saí concordando parcialmente, ótimo post :)

    Me assusta muito que partidos como o PCR e o PCB/PCBR, que tem tamanha estrutura pra distribuir um jornal físico em todo território do país, ainda desleixem tanto em ter sua própria infraestrutura digital que possibilitaria fóruns e espaços de comunistas na internet. O problema não é falta de dinheiro. Ou é falta de boa vontade ou é de gente capacitada pra iniciar esse processo.

    Outro absurdo é a Soberana fazer tanta coisa no Discord.

    Ultimamente não tenho tido muito tempo pra acompanhar a política nacional, então ironicamente tenho passado mais tempo no Instagram que aqui no lemmy porque, mesmo que a qualidade do debate seja muito pior, pelo menos lá essas organizações existem. O esforço de organizar meu próprio feed de RSS com os diversos jornais espalhados pra lá e pra cá já não é trivial pra mim, imagine pra pessoas que nem sabem o que é RSS! Temos que parar de agir como anarquistas na internet.

    E vou nem entrar no assunto de quão fácil é pra esse povo cair nas mesmas soluções corporativas com roupagem de “segurança” tipo o Signal…

    Lenin talvez não fosse um tiktoker, mas o jornal Iskra certamente teria um grupo editorial pra agitação lá.