Salve povaria, tudo bem? Estou criando essa discussão porque venho observando de uns tempos pra cá um certo abandono em relação à AYOM, um menor engajamento dos membros, tanto no ponto de vista da contribuição financeira e material, como em relação ao próprio trabalho na instância. Acredito que esse processo ficou escancarado quando o Mastodon deixou de atualizar a feed principal por dois dias e, tanto eu como o Daltux (que considero as duas únicas pessoas que ainda estão ativamente trabalhando na Ayom), demoramos para perceber e corrigir a falha, justamente por nossas correrias cotidianas. Eu acho que tem algumas explicações pra coisa ter chegado nesse ponto, na minha humilde opinião, tem alguns fatores, como:

• algumas pessoas bastante engajadas na comunidade, como a Nanda e a Marte, não estão mais utilizando o Mastodon e, aparentemente, estão com menos atividade online (pelo menos dentro da federação);
  • acredito que houve um certo “boom” e um frisson da federação (motivado principalmente por pessoas procurando alternativas à big tech, quando essas fizeram cagadas), mas que já está passando, e agora resta a galera mais engajada na federação, que são poucas pessoas, relativamente;
  • acho que o fato de não ter mais havido a webcerveja desarticulou um pouco os nossos laços enquanto grupo/comunidade de amigos. Também acho que a migração do nosso chat para o XMPP teve alguns prós, mas acho que foi uma barreira para a integração da maioria nessa comunidade.

Eu, sinceramente, gostaria muito que a Ayom continuasse e, pra mim, tá fora de cogitação que ela acabe, seria um transtorno muito grande pra minha pessoa, já que eu teria que migrar o conteúdo e inúmeros serviços que estão hospedados nela para outros servidores (os que mais me causariam transtorno seriam o blogue e o nextcloud). E, caso assim como eu, tem mais gente que queira que a Ayom continue existindo e saudável, eu tenho algumas proposições, vejam se concordam com elas:

• voltar a webcerveja, podemos fazer uma enquete para saber o melhor dia, mas eu gosto da quarta-feira à noite que sempre foi o dia que funcionou melhor;
  • criar uma campanha no apoia.se ou em qualquer crowfunding para automatizar as contribuições financeiras, e a gente não precisar ficar tendo o trabalho de lembrar as pessoas de fazer a contribuição mensal;
  • colocar mais gente na moderação, inclusive o @eme@ayom.media se ofereceu pra ajudar;
  • essa é a medida mais polêmica, não me cancelem kkkkk, mas eu acho que somente os grupos de trabalho deveriam ser no XMPP, o grupão da galera, o chat do povão, pra jogar conversa fora, na minha opnião deveria ser em algum app mais popular, que as pessoas costumam já abrir no seu dia-a-dia, como o Telegram, Discord ou até mesmo o famigerado WhatsApp, por que não? Já estou vendo que é impossível fugir dele, está no inferno, abraça o capeta kkkk, embora a minha preferência ainda seja o Telegram. Lembrando que o nosso canal do Discord ainda existe e daria pra reativar.
  • eme
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    2 months ago

Ok. Alguns pontos:

• O que é webcerveja?
    • Eu tava pensando em fazer alguma contribuição pra Ayom e tava pensando em fazer uma contribuição maior já que sou muito ruim em lembrar todo mês. -
    • Sim, posso ajudar na moderação. Já tenho alguma experiência de outras instâncias.
    • Sobre apps. O que mais uso é o Signal. Whatsapp eu evito. Telegram eu até tenho mas não verifico muito. Também tenho Matrix onde já estou em outros grupos de trabalho por lá. Discord eu prefiro evitar, se for pra instalar um app novo prefiro instalar um app pra XMPP.
    • felipesilesOPMA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      1
      ·
      edit-2
      2 months ago

Vamos lá:

• Webcerveja é um encontro por videochamada que alguns membros da Ayom realizava semanalmente às quartas-feiras, mas que faz muito tempo que não rola;
      • Essa questão de “ser ruim pra lembrar” não é um lance individual, só seu. Temos que lembrar que estamos em um país, Brasil, onde por cultura e pela precariedade da vida da maioria (por projeto das elites) as pessoas são desorganizadas, e na Ayom tem o agravante de termos um grande contingente de pessoas neurodivergentes, sendo que algumas delas possuem dificuldade de lembrar coisas se não forem notificadas. Notificar as pessoas significa O TRABALHO DE UMA OU MAIS PESSOAS, que vão precisar ir lá no Leviatã fazer isso todo mês ou bolar alguma engenharia de T.I. que automatize isso, mas de qualquer forma envolve trabalho. A minha sugestão de fazermos um crowfunding (no catarse, apoia.se ou qualquer plataforma onde muitas pessoas tenham conta já) é justamente terceirizar essa cobrança automática, ficando a plataforma com o custo operacional disso. A não ser que alguém se disponha a fazer manualmente ou automaticamente o trabalho da notificação, acho que é a melhor solução;
      • Maravilha, já cria uma conta no XMPP e me passa, que vou te colocar no grupo dos moderadores;
      • Eu evitaria o Matrix, porque eu acho que seria trocar 6 por meia dúzia, estou bem propenso ao Telegram mesmo, mas o Signal pode ser uma alternativa interessante sim, aguardemos mais opiniões.
      • eme
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        4
        ·
        2 months ago
        • Minha conta no XMPP é urutau@disroot.org
        • Pensando aqui agora, acho que dá pra agendar transferência mensal via pix pelo banco. Vou ver isso. Pode ser uma recomendação nossa.