TL;DR: A escolha por uma plataforma mais acessível e aberta pode ser motivada pela busca por maior alcance, liberdade de acesso à informação, inclusão e preservação de conteúdo ao longo do tempo.

O Discord é um “jardim murado”, conteúdos dentro do Discord não são indexados por mecanismos de busca, o que significa que não são facilmente acessíveis para pessoas que não são membros da plataforma.

Já plataformas mais abertas significa que o conteúdo não está restrito a usuários específicos e pode ser visualizado por qualquer pessoa com acesso à internet.

Plataformas mais abertas e indexadas facilitam a inclusão de um público mais amplo. Pessoas que não têm conta no Discord acabam sem poder participar das discussões e acessar informações. Isso não ocorreria se estivessem disponíveis em plataformas mais acessíveis.

Conteúdo em plataformas abertas tem maior probabilidade de ser preservado ao longo do tempo. Em plataformas como o Discord, onde o conteúdo pode ser mais efêmero e limitado a determinados grupos, há o risco de informações importantes serem perdidas com o tempo.

O Discord é uma bomba-relógio. A coisa toda seguirá o processo de enshittificação, e qualquer coisa de valor aqui contida será perdida/vendida/destruída.

  • jonny
    link
    fedilink
    511 months ago

    Essa questão de procurar informações em chat é meio preocupante mesmo. Acho que alguém tinha postado um vídeo aqui sobre a gen. Z não usar mais Google pra pesquisas, só o chatGPT…
    Mas os fóruns também não estão isentos disso né, tem posts de perguntas que são facilmente respondidas com uma pesquisa de 2 minutos no Google ou DuckDuck.
    Por outro lado, alguns tópicos funcionam melhor no formato de chat do que de fórum (posts sobre partidas de futebol, ou outros eventos ao vivo por ex.), sinto falta daquela função de habilitar o modo live-chat pra alguns posts.
    Post no Reddit com respostas no estilo chat ao-vivo

    • @Cochise@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      Português
      511 months ago

      Esse fenômeno da conversa sobre um tema em público é interessante e era um dos principais pontos fortes do Twitter (E por isso mobilizada para ação política através de tuitaços, o que chama de “definição de agenda” da ciência política). Interessante, porque faz surgir um senso de comunidade a partir dessa cacofonia. O que o Twitter provou é que você não precisa de um chat para criar esse efeito, mas concordo que o chat é mais adequado.

      A ideia da internet como praça pública, depende de mecanismos para que as pessoas falem juntas sobre a mesma coisa, e acho que o fediverso avançou pouco nesse sentido, porque em geral copia o formato do Twitter, que funcionou meio que por acaso.

    • @Ivanovabr@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      19 months ago

      Não é só a geração Z. Os mais velhos não buscam em lugar algum! Direto na primeira resposta (patrocinada) do Google.