Novo no fediverso. Fundador e editor do site PushToCast.com.br

  • 4 Posts
  • 27 Comments
Joined 2 years ago
cake
Cake day: December 18th, 2023

help-circle









  • Opa, tudo bem? Vou responder as perguntas uma a uma aí embaixo:

    Você isolou o problema ao HDMI especificamente e outras portas da GPU como DisplayPort funcionam ou simplesmente após a instalação você não tem um sinal de vídeo?

    Não fiz nada. Eu apenas instalei o driver e, quando reiniciei o notebook, não teve mais o sinal. Foi só eu remover o driver e voltar para o Nouveau que está tudo funcionando perfeitamente. Como eu não entendo nada de hardware e funcionamento do computador em si - sou um usuário comum - não sei o que tu está falando.

    Você desabilitou o Secure Boot na sua UEFI, está assinando os módulos manualmente ou cadastrou sua chave MOK?

    Eu segui o passo a passo do Debian no link que compartilharam aqui, mas não desabilitei o Secure Boot. Até cheguei a fazer alguma coisa relacionada ao MOK quando usava o Fedora, mas também não deu certo. Daí aqui eu repito que, como sou um usuário comum, certas coisas eu tenho nem ideia como fazer ou segurança de fazer e não ferrar o computador.







  • Chegando aqui a convite do Daltux, sobre um desabafo que fiz no Mastodon e gostei muito da reflexão de todos.

    Assim como Marte, eu não sou muito “por dentro” do software livre. Apesar de já ter usado o GNU/Linux anos atrás, só nos últimos 12, 18 meses é que eu tenho ele como meu SO principal.

    O meu problema sempre foi a “forma” como algumas pessoas mais, digamos, “raiz” na comunidade do Software Livre se manifestam. É muito comum ver alguém te taxar como um ser alienado e, por vezes, inútil para o movimento por não usar uma distribuição totalmente livre.

    Nem sempre as pessoas vão fazer a transição de um SO privativo para o GNU de supetão. Só que tem gente que é muito 8 ou 80, e é isso que afasta - ao meu ver - muitos usuários que desconhecem todo o sentido do movimento.

    Acho muito importante ajudar nessa consciência, mas acredito que elas devem ir aos poucos, respeitando os limites de cada ser, não atirando pedra como eu vejo muita gente fazer.

    No mais, muito obrigado pelo debate.